Capa - Decoração de ambientes: tudo que você precisa saber
Publicado em junho 29, 2017

Decoração de ambientes: tudo que você precisa saber

A decoração de ambientes é fundamental para que a sua casa fique do jeito que você sempre sonhou. Ela garantirá a harmonia e o equilíbrio dos cômodos, além de contribuir com o conforto e com um máximo aproveitamento do espaço. Se for bem-feita, ela será bonita, única e tornará todo o ambiente um verdadeiro lar.

Para conseguir esse efeito, não é preciso ser um profissional da área e nem gastar mais dinheiro do que possui. Ao conhecer os conceitos importantes e saber como aplicá-los, o resultado ficará incrível e do jeito que você tanto deseja.

Quer saber por onde começar? Veja, a seguir, como decorar cada cômodo da sua casa e conseguir os melhores efeitos!

Escolhendo um estilo para a decoração de ambientes

Para ter a casa do jeito que sempre quis, o ponto de partida é a escolha do estilo da decoração. A partir disso, você saberá quais são os elementos que darão o resultado que tanto deseja.

Escolha seu estilo de decoração

Entre tantas opções, a tarefa pode parecer difícil, mas algumas dicas ajudam no processo. Acompanhe:

Considere a sua personalidade

A decoração precisa ser um meio para expressar a sua personalidade. Como é importante dizer quem você é por meio das escolhas de itens e cores, esse é o primeiro elemento a ser considerado.

Quem gosta de peças clássicas deve investir em uma decoração tradicional ou vintage.

Estilo clássico de decoração

Já para aqueles que preferem uma pegada moderna, a decoração contemporânea (ou mesmo a minimalista) pode agradar. Se traços de outras culturas te atraem, uma decoração étnica ou escandinava cai como uma luva.

Estilo escandinavo

Quem gosta de estar em contato com a natureza, por sua vez, vai se dar muito bem com a opção rústica.

Estilo rústico

Pense em longo prazo

É fundamental pensar em longo prazo. Daqui a alguns meses, você pode querer mudar um ou outro elemento, mas o ideal é que a maior parte dos itens se mantenha, certo?

Por isso, o melhor é pensar no equilíbrio. Mesmo que você queira algo que esteja na moda, é melhor contrapor essa opção com algum clássico à prova de erros. Assim, quando (ou se) enjoar, poucas modificações já darão uma cara nova ao seu lar.

Não se esqueça de suas necessidades

Não se esqueça de que a decoração precisa ser funcional. De que adianta ser incrível se não serve para facilitar a sua vida e trazer conforto? Se sua vida é corrida, você precisa de algo prático, de simples manutenção e com ótimos resultados.

Estilo funcional

Tem filhos pequenos? Nesse caso, é fundamental pensar, também, na segurança das crianças, impedindo que a decoração seja composta por vários itens pequenos e sempre ao alcance.

Para não errar, olhe para o seu estilo de vida e dê preferência para a escolha que traga beleza, conforto e facilidade.

Sala de estar: vitrine da casa

Aquela história de “a primeira impressão é a que fica” é verdadeira até mesmo na hora de decorar a casa. Nesse sentido, é a sala que funciona como o cartão de visita — ou o cômodo que começa a revelar para os seus convidados o que existe em seu lar.

Se, por um lado, isso traz a ideia de pressão extra na decoração, por outro é bem simples ter sucesso nessa tarefa. Veja, a seguir, como fazer:

Crie um ambiente receptivo

A sala de estar é, por definição, um ambiente perfeito para descansar ou se reunir com convidados especiais. Por isso, é fundamental que essa parte da casa siga tal premissa.

Sala de estar aconchegante

Um bom e confortável sofá faz toda a diferença e é um dos pontos centrais do espaço. Porém, ele dificilmente acomoda todo mundo.

Atualmente, o que faz sentido é investir em um sofá aliado a algumas poltronas e cadeiras. Elas, inclusive, podem ser decorativas e diferenciadas, dando um toque a mais e garantindo, ao mesmo tempo, conforto.

Sala de estar com poltronas

Fique de olho nas proporções

Para que a sala não pareça atravancada ou vazia, as proporções exigem cuidado especial. A TV, por exemplo, precisa estar de acordo com a distância até o sofá, inclusive para o conforto visual.

Conforto para assistir TV

Já o tapete deve acompanhar o tamanho do sofá, mas não pode ser grande demais ou comprometer a sensação de amplitude. Enquanto isso, o indicado é que as almofadas sejam condizentes com o tamanho do sofá — e as cortinas, adequadas para a janela.

A sala é só o começo!

Por ser o cartão de visita, a sala de estar deve dar uma prévia do que será encontrado nos demais cômodos. Embora não seja obrigatório seguir a mesma decoração de ambientes em tudo, a harmonia é importante.

Na hora de escolher os elementos do principal espaço da casa, não deixe de fazer conexões com o restante do imóvel. Isso garante que os convidados conheçam o seu estilo.

Decorando o quarto principal

Quando se fala em descanso, um dos cômodos mais facilmente lembrados é o quarto principal. Não é para menos, afinal é por lá que você passa cerca de 30% de todos os seus dias. E, já que esse ambiente é tão relevante, precisa ser decorado à altura. Considerando suas características, as principais recomendações são:

Maximize o conforto

O conforto é a palavra de ordem nesse espaço. Portanto, toda a sua atenção deve se voltar para essa questão. Ter uma boa cama, por exemplo, é fundamental, mas ela precisa estar de acordo com o tamanho do quarto, já que ele não deve ficar superlotado.

Suíte para Estar CASACOR RS

As cortinas têm que ser adequadas, oferecendo a possibilidade de claridade moderada, intensa ou nula. Assim, dá para garantir que as noites sejam tranquilas e as manhãs, iluminadas.

A cortina é importante item de decoração

Se optar por uma poltrona para ler ou trabalhar, lembre-se de que ela também deve ser bem confortável e agradável, para combinar com o ambiente.

Expresse quem você é

O quarto principal é provavelmente o local onde seu gosto pode se expressar livremente. Aproveite essa sensação de intimidade e privacidade e aposte em itens que sejam especiais, como quadros, livros e objetos que contem quem você é.

Divide o quarto com alguém? Conte a história de vocês nesse ambiente, com recordações especiais, porta-retratos e assim por diante.

Acerte na iluminação

Muito do conforto desse espaço está ligado à iluminação. O ideal é investir em uma iluminação difusa e indireta, já que isso traz a sensação de aconchego. Prefira, também, as lâmpadas amareladas, pois elas tornam o ambiente mais quente e acolhedor.

Quarto de casal aconchegante 2

Para a leitura noturna, opte por uma luminária ou por um pendente em cada lado da cama. Assim, dá para garantir que o ambiente fique sempre agradável.

A vez do quarto das crianças

Para quem tem filhos, a decoração de ambientes passa, também, pelo quarto das crianças. Como ter uma unidade visual é importante, esse cômodo não deve passar batido.

Quarto de criança

Ao mesmo tempo, é preciso que ele tenha tudo a ver com a faixa etária e sirva para estimular o desenvolvimento de quem o habitará. Se tudo for feito corretamente, até mesmo a hora de dormir será mais fácil, já que o pequeno gostará tanto de lá.

Não quer errar? Então, veja o que fazer:

Tenha cuidado com as cores

É comum, quando se fala em “quarto das crianças”, pensar em um ambiente lúdico, com muitas cores e próprio para brincadeiras. Mas exagerar nos tons pode fazer com que os pequenos fiquem muito agitados ou enjoem rapidamente do espaço.

A melhor forma é, novamente, apostar no equilíbrio. Aposte em cores divertidas e vibrantes, mas não exagere. Em vez de um quarto todo pintado de laranja, pink ou amarelo, invista em nuances leves, dando destaque para só uma parede, por exemplo. Também vale a pena destacar itens coloridos, garantindo um ótimo resultado.

Ouça o que os pequenos têm a dizer

Já que o quarto é das crianças, elas devem ter poder de decisão sobre como será o ambiente. Isso ajuda na integração da família e garante uma maior satisfação com o resultado. Portanto, não abra mão de perguntar diretamente o que elas gostariam de ter nesse espaço.

Quarto infantil decorado para os pequenos

Essa é uma forma de descobrir personagens e itens favoritos, além de reconhecer as necessidades dos pequenos. Embora nem tudo possa ser colocado em prática, trata-se de uma ótima maneira de criar um efeito satisfatório.

Invista em escolhas versáteis

Crianças crescem e mudam de opinião muito rapidamente. Para evitar ter de fazer reformas constantes na decoração, é importante investir em escolhas versáteis. Em vez de pintar toda uma parede com o personagem favorito, prefira adesivos ou papéis de parede. Eles são removíveis, dão menos trabalho e permitem uma diversificação facilitada.

Da mesma forma, escolha um jogo de cama da cor ou do motivo preferido da criança no lugar de fazer um móvel no formato do personagem, por exemplo. Isso garante que, ao final, o resultado se adapte melhor às transformações de cada fase.

Aconchego para o quarto de hóspedes

Se você recebe visitas com frequência, não pode abrir mão de ter um quarto de hóspedes. Ele garante conforto para quem o visita e, também, para a sua própria família. Dessa forma, a convivência torna-se ainda melhor e todos ficam satisfeitos.

Porém, muita gente deixa esse cômodo de lado, esquecendo que ele também é importante para a decoração de ambientes. Por isso, conheça dicas para acertar:

Use móveis multifuncionais

O quarto de hóspedes, normalmente, é usado apenas em momentos pontuais. Quando ninguém estiver te visitando, ele deve ser um ambiente funcional para o restante das pessoas, certo?

Por isso, invista em móveis multifuncionais. A cama não precisa ser um sofá-cama, mas, se não tiver cabeceira, melhor. Assim, ela poderá ser usada como uma espécie de sofá ao longo dos demais dias.

De preferência, deixe-a encostada na parede. Invista também em bancos e cadeiras que possam ser usados em outras partes da casa, facilitando o máximo aproveitamento dos elementos.

Faça seus hóspedes se sentirem em casa

Certamente você quer que seus hóspedes sentam-se em casa, pois essa é a característica marcante de um bom anfitrião. Sendo assim, o quarto precisa ser aconchegante e confortável.

Faça seus hóspedes se sentirem em casa

Se o ambiente tem um armário que é normalmente utilizado para outros fins, pense em fazer um espaço para que a visita tire as roupas da mala. Não é preciso ter um grande e caro armário, mas alguns nichos, prateleiras ou mesmo uma arara já ajudam bastante.

Invista também em itens carinhosos, como elementos decorativos, difusores de ambiente, travesseiros confortáveis e assim por diante.

Dê preferência para a simplicidade

Em geral, o quarto de hóspedes é o menor da casa. Com isso, ele não pode ser carregado de elementos — ou não será funcional. Portanto, dê preferência para a simplicidade.

Não exagere na quantidade de itens e priorize a boa circulação do espaço. Inclusive, isso ajuda a garantir que toda e qualquer visita, independentemente do estilo, se sinta à vontade no espaço.

Decoração para o escritório

Para quem trabalha de casa, mesmo que eventualmente, o escritório deve receber atenção especial. Ele precisa ser agradável, bonito e servir para seus propósitos, ajudando na tão importante produtividade. Para atingir esse objetivo, você deve colocar em prática os seguintes passos:

Preze pela organização

Para facilitar a execução de tarefas, é melhor que o ambiente esteja organizado. Por isso, essa deve ser uma de suas preocupações. Vale usar caixas organizadoras, pastas específicas e até arquivos para documentos importantes, se for o caso.

Também é necessário criar áreas delimitadas para cada tarefa. Sendo viável, uma mesa maior garante que cada obrigação tenha o seu espaço. Opte pela simplicidade e faça com que trabalhar por lá seja uma tarefa descomplicada e prazerosa.

Maximize o conforto

Cuidar da organização é o primeiro passo, mas o conforto também é necessário. Isso garantirá que você trabalhe melhor e de maneira eficiente, favorecendo os resultados. Opte, por exemplo, por uma cadeira bem confortável e na altura certa, assim como a mesa.

Se houver espaço, tenha um pequeno sofá ou poltronas para descansar, especialmente se for trabalhar por longos períodos. Paredes claras também ajudam,  enquanto estantes e nichos deixam tudo à mão, aumentando a conveniência.

Amplie a funcionalidade

Lembra-se de que a funcionalidade é um elemento importante na decoração? No escritório, ela é ainda mais fundamental. Nesse caso, tudo deve ser planejado e executado de modo a favorecer a sua execução de tarefas.

Decoração do home office com quadro de avisos

Alguns itens relevantes podem ser: murais de recados, quadros de tarefas, luminárias direcionadas e gaveteiros móveis. A ideia é facilitar o seu trabalho e, ao mesmo tempo, deixar tudo mais bonito.

Cozinha decorada e bonita

Além de ser o local onde as refeições da família são preparadas, a cozinha pode ser um clímax da decoração dos ambientes da casa. Se ela for integrada com a sala de estar ou de jantar, é essencial que tenha uma decoração muito bem planejada.

Isso dá um toque todo especial e, ainda, pode ajudar a ampliar a utilidade desse espaço tão importante. Siga as dicas a seguir e tenha ótimos resultados:

Acerte nos revestimentos

Um dos maiores destaques da cozinha é o conjunto de revestimentos. As escolhas para o chão, as paredes e as bancadas fazem toda a diferença na composição. No chão, opte por materiais antiderrapantes e de fácil limpeza. Rejuntes escuros são tendências modernas e práticas, ainda mais para limpar.

Nas paredes, dá para fugir dos azulejos tradicionais e investir em opções decoradas e cheias de vida. Azulejos no estilo português, estampados e formando murais são opções incríveis, especialmente para a área da pia.

Escolha bem os revestimentos da cozinha

Nas bancadas, mármore e granito são escolhas clássicas, enquanto o silestone colorido é um detalhe diferenciado.

Não abra mão do espaço de armazenamento

Um dos elementos importantes para esse cômodo é o espaço de armazenamento, tanto para mantimentos quanto para panelas, pratos, talheres e utensílios. Por isso, a decoração deve levar em consideração um bom conjunto de armários.

Para ganhar espaço, prefira os que têm abertura para cima (em vez de para os lados). Eles também podem ser sem puxadores, garantindo maior unidade visual e sensação de amplitude.

Tenha cuidado com a área de circulação

Especialmente quando a cozinha também serve como sala de jantar, é fundamental ficar de olho no espaço de circulação. Se ele é pequeno, opte por uma mesa redonda e cadeiras estreitas. Já se a área for muito comprida, mesas retangulares são ideais.

Mesmo sem a presença de mesas e cadeiras, tome cuidado para que ao menos duas pessoas possam usar o ambiente confortavelmente. Isso evita acidentes e, ainda, favorece o tempo em família no cômodo.

O banheiro não fica de fora

Uma dúvida muito comum entre quem mergulha no mundo da decoração de ambientes é: “o banheiro deve ou não entrar na conta”? Como você já sabe, a unidade é muito importante, então nenhum cômodo pode ser deixado de fora.

Ao ter cuidado até mesmo com essa área, sua casa ficará muito mais bonita e com a sua personalidade em cada centímetro. Não sabe por onde começar? Descubra:

Faça-o parecer maior

Em geral, o banheiro é um dos menores cômodos de uma residência, porém, com alguns truques, ele pode parecer maior do que realmente é. Uma dica é investir em espelhos, já que eles “multiplicam” a imagem e fazem o ambiente parecer mais amplo.

Use espelhos na decoração do banheiro

Cores claras também são indicadas, já que refletem maior quantidade de luz e dão a sensação de continuidade. Apostar em poucos itens é outra recomendação, já que faz com que haja mais espaço livre.

Invista na verticalização

Justamente por essa área ser reduzida é que vale a pena verticalizar a decoração. Use nichos para deixar as toalhas enroladas, aposte em prateleiras para dispor os produtos de cuidado pessoal e assim por diante.

Invista na verticalização dos móveis do banheiro

Isso aumenta o espaço de circulação e, ainda assim, o ambiente fica muito funcional e bonito. Aliando esse aos outros truques para deixá-lo com aparência maior, o banheiro terá um aspecto ainda mais confortável.

Não tenha medo de inovar

O banheiro não precisa ser sem graça — muito pelo contrário. Você pode e deve apostar em revestimentos coloridos, detalhes diferenciados e elementos de decoração nada óbvios.

Um papel de parede ou um revestimento texturizado ajudam a sair do lugar-comum, assim como aplicações de adesivos foscos no vidro do box. Aposte na criatividade e crie um ambiente único.

Jardim e área de lazer

Para relaxar com os amigos ou em família, a área externa é perfeita. Ela garante contato com outros elementos e pode ser muito bem aproveitada, especialmente durante os dias de sol.

Área externa

Para que tudo seja confortável, agradável e bonito, a decoração de ambientes deve se estender ao jardim e à área de lazer. Para esse espaço, veja algumas recomendações:

Integre elementos naturais

Fazer a integração com elementos que remetam à natureza é uma ótima forma de criar um espaço único. Se tiver uma área com verde, muita grama, árvores e arbustos, aposte no paisagismo. Com as espécies certas, é possível criar sombra e um ambiente fresco.

Caso não tenha esse espaço disponível, invista em vasos de plantas. Eles podem ser grandes e vistosos ou pequenos e delicados, em jardins verticais. Caso o orçamento seja flexível, invista na construção de uma pérgula. Ela ajuda a proteger do sol intenso e aproveita toda a área de uma ótima forma.

Planeje um deck incrível

Sua área externa tem piscina? Então, para melhorar a decoração de ambientes, é hora de planejar um deck incrível.

Área externa com piscina

Feito da maneira certa e com bons materiais, ele dá um toque rústico e funcional ao espaço, ajuda a escorrer a água da chuva e também protege a piscina de possíveis sujeiras. Além de tudo, é uma ótima área para abrigar churrasqueiras móveis ou poltronas diferenciadas e para curtir o sol.

Crie áreas de descanso

A área externa também deve servir para o descanso e para que a sua família possa simplesmente relaxar. Se houver piscina, aposte em espreguiçadeiras e cadeiras específicas, ainda mais para a área do deck. Uma mesinha com um guarda-sol estiloso dá um ar especial e confortável para o ambiente.

Caso a piscina não esteja presente, não tem problema. Invista em lounges, pufes e poltronas decorativas, além de mesas e banquetas. Isso cria um ótimo ambiente para conversar e aproveitar o que de melhor a sua casa tem a oferecer também do lado de fora.

Ao colocar em prática todas essas dicas de decoração de ambientes, você terá, finalmente, o lar que sempre desejou. Depois, é só curtir cada cantinho e aproveitar ao máximo a nova casa. Se quiser mais dicas como essas, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

conjunto de espelhos decorativos

Veja também como usar espelhos decorativos

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito