Capa - Decoração de sala pequena: dicas e inspirações!
Publicado em 12/01/2022 Por Fernanda Correa

Decoração de sala pequena: dicas e inspirações!

Um dos ambientes mais importantes da casa é a sala. Isso porque, hoje em dia, esse espaço tem funcionalidades  além das tradicionais. Afinal, você pode usá-lo como canto de leitura ou bar, área para relaxar, jogar alguns jogos ou simplesmente passar um tempo com a família e assistir TV.

Mas, você sabe como montar uma decoração de sala pequena, deixando o seu espaço ainda mais bonito, aconchegante e funcional?

Antes de conferir as nossas dicas, dá só uma passadinha no nosso Instagram. Lá você fica por dentro de todas as tendências do mundo da decoração, novidades da LIV e promoções exclusivas!

Tenha atenção ao escolher o sofá

Sabe aqueles sofás reclináveis que você adapta a altura do encosto do jeito que preferir e o retrátil, que você puxa o assento para alongar o sofá? Geralmente, eles são bem confortáveis, mas esses modelos podem atrapalhar a circulação de sua sala pequena, já que ocupam bastante espaço.

Existem algumas opções menores, que são super confortáveis ou aqueles que possuem chaise, que é um assento fixo mais longo. Esses tipos são uma ótima pedida para o seu ambiente reduzido!

sofá na sala

O Sofá com Chaise Loah é ideal para decoração de sua sala pequena. Este é um móvel de alto padrão e extremamente confortável, composto por espuma de alta densidade. Seu estofamento modela o corpo, não deforma e nem afunda, garantindo firmeza e suavidade. 

O encosto em almofadas soltas possui enchimento  toque de pluma de ganso, esbanjando delicadeza e bem-estar. Possui revestimento em tecido em linho na cor cinza e isolamento térmico, que evita os danos causados pelo calor, se tornando ideal para regiões mais quentes.

Outra alternativa é ter um puff ou banquinho para deixar ao lado do sofá. Dessa forma, você pode esticar os pés ou ainda transformá-lo em um assento extra para seus convidados.

Além disso, prefira sofás que possuem duas divisórias no assento e não três, já que esse tipo também comporta três pessoas, mas dá a sensação de que o ambiente é maior, já que ele não é tão blocado e dividido. Como é o caso do Sofá com Chaise Francis, que você pode comprar clicando aqui.

Utilize poltronas e puffs

Os puffs são aqueles elementos versáteis que você precisa ter na decoração de sua sala pequena. Isso porque é possível colocá-los debaixo do rack ou de um aparador para ter mais assentos quando recebe visitas ou até mesmo para apoiar uma bandeja, por exemplo.

Este é uma ótima opção de móvel para harmonizar o ambiente, combinando com a cor do tapete, dos quadros, almofadas ou rack.

decoração da sala com puff

Já para as poltronas, é preciso ficar atento em muitos detalhes do ambiente, como o estilo de decoração, área de circulação, qual o nível de conforto que você deseja para o móvel, harmonização das cores, entre outros.

Quando estamos falando de decoração de sala pequena, é fundamental não se esquecer do espaço de circulação, já que em um ambiente menor, qualquer espaço extra já é uma ótima pedida, não é mesmo?!

A decoração mais convencional em salas é usando um jogo de sofá com uma peça de 2 lugares e um outro maior com 3 lugares. Mas, para aproveitar melhor o espaço em ambientes menores, o recomendado é usar somente um sofá modular e completar o número de assentos com poltronas.

Dessa forma, você terá mais área de circulação, uma vez que as poltronas ocupam menos espaço, além de serem mais fáceis de trocar de lugar sempre que for preciso, permitindo um layout mais dinâmico ao local.

Pense bem no rack

Para otimizar o espaço e não ficar com um ambiente apertado e com pouca circulação, é preciso escolher bem o rack. Uma boa pedida é usar um painel suspenso ou até mesmo uma prateleira. Em salas pequenas, essa dica ajuda a dar amplitude.

Porém, a primeira coisa que você precisa fazer é saber qual o espaço disponível para o rack, já desconsiderando o local onde ficará outros móveis, como sofá ou mesa de centro. Depois de medir tudo, faça um desenho no papel para visualizar melhor a disposição da sua mobília.

rack preto na sala

E qual modelo de rack escolher?

Os racks com painel para TV têm sido muito utilizados nos dias de hoje e são uma boa opção para você esconder aquele emaranhado de fios que ficam atrás da tela.

É possível encontrar opções com painel que possuem prateleiras ou até mesmo com portas de correr.

Se você quer um estilo minimalista, apenas para apoiar a TV ou colocar poucos objetos decorativos, prefira aqueles modelos que são compostos apenas por uma prateleira grossa suspensa na parede.  

Já se você tem muitos objetos especiais para colocar na decoração, o mais adequado é optar por um modelo que tenha prateleiras ou nichos.

Apesar das portas e gavetas ocuparem mais espaço, estes modelos são indicados se você tiver muita coisa para guardar, evitando assim que tenha muita bagunça em sua sala.

rack baixo branco

Esses modelos com portinhas ou gavetas normalmente têm pés e divisórias, dando uma característica mais retrô e opção ideal para combinar com a decoração deste estilo.

Racks baixos, normalmente sem pés ou apenas com rodízios, também irão te ajudar a manter a organização do local. Já os modelos mais altos devem ser usados com cautela para não destoar do restante da decoração, nem ocupar muito espaço.

Aqui, o principal ponto é analisar o rack com atenção para que o móvel garanta a funcionalidade de acordo com o que você está buscando e, ao mesmo tempo, tirando o melhor aproveitamento da sua sala pequena.

Dá só uma olhada neste modelo moderno metálico e vazado que tem uma pegada mais industrial. Ele deixa todos os objetos expostos e precisa de muita organização para não deixar sua sala com um aspecto bagunçado.

rack metalico vazado

Já este, com branco e cor de madeira clara é bem clean e deixa seu ambiente pequeno ainda mais leve e sofisticado.

rack branco de madeira

Aposte em espelhos

Uma dica é usar e abusar dos espelhos, pois este objeto aumenta bastante a amplitude da sala, dando a impressão de que o ambiente é maior do que ele realmente é. Além de dar mais profundidade ao local, os espelhos dão um toque mais charmoso e elegante à decoração de sua sala pequena.

Quer algo mais moderno? Então aposte nos modelos 3Ds!

espelho 3d

Que tal um painel que acompanha o mobiliário espelhado?

painel espelho

Você ainda pode apostar em um design mais curvilíneo, seguindo a tendência do formato redondo, ou até mesmo procurar modelos que tenham detalhes na moldura para dar um grande destaque ao espelho.

espelho para sala 22

Não se esqueça dos detalhes

Tapete

O tapete é um elemento muito importante que dará outra cara para a sala. Sua função é unir os móveis e a decoração, por isso é importante que ele fique cerca de 10 a 15 cm debaixo do sofá e do rack de sua televisão. Inclusive, suas poltronas podem ficar em cima do tapete.

O adequado é que você escolha um modelo que tenha no mínimo a largura do sofá, já que se você comprar um tapete menor, vai dar a impressão de que o ambiente é ainda mais reduzido.

tapete na sala

Está em dúvida em relação ao estilo? Você pode optar por tapetes lisos com cores mais neutras para compor um ambiente mais clean ou com cores mais vibrantes e até mesmo com listras para um estilo mais despojado. Se as listras estiverem na direção em que o cômodo é mais comprido, a sensação será de que o ambiente é mais largo.

tapete sala pequena

Gosta dos tapetes estampados? Então opte por desenhos e padrões menores! Isso porque sua sala ficará mais harmônica, chamando menos atenção e evitando cortar visualmente o ambiente. Para as formas geométricas, depende muito de seu gosto pessoal e do estilo adotado no restante da sala.

Cortina

Está afim de colocar uma cortina na parede? Então atenção, pois a forma que você irá utilizá-la pode fazer muita diferença na decoração de sua sala pequena.

Prefira usar toda a largura e altura da parede e ainda melhor se você usar uma cor bem clara, assim como na pintura das paredes.

Existem vários modelos de cortinas, com diferentes tecidos e propostas. Mas, para ambientes menores, prefira tecidos finos e leves e, se possível, deixe passar um pouco de luz para dar a ideia de que o ambiente é maior.

corina decoracao sala pequena

Mesa lateral

Ao invés de usar uma mesinha de centro para decorar sua sala, opte por aquelas laterais para otimizar o espaço. Existem até mesmo modelos que se encaixam no sofá, caso o local seja realmente pequeno. 

Um bom modelo é o Apoio Urban, que você encontra na LIV Decora clicando aqui. Perfeita para quem procura um móvel funcional que agrega estilo e requinte à decoração, seu tampo em formato orgânico laminado em madeira no tom Nogueira combina perfeitamente com o detalhe em recouro no tom Castanho.

Prefira também as opções que têm o acabamento mais fino, evitando a sensação “pesada” para o ambiente ou até mesmo mesas de vidro, já que a transparência dará a ideia de que não ocupa espaço.

decoração sala pequena mesa lateral

Revestimento e paredes

Dê uma atenção especial para as paredes e pense bem na decoração delas. Já falamos aqui que as cores claras são as mais desejadas, mas você pode usar uma tonalidade mais escura, contanto que seja em uma única parede para dar um destaque.

decoração sala pequena

Já se você quiser colocar um papel de parede, opte pelas listras verticais para dar a sensação de que o ambiente é mais alto ou as verticais para dar a sensação de que o ambiente é mais largo. Enquanto isso, as opções com estampas pequenas têm a mesma função que no tapete, como já mencionamos anteriormente.

Os quadros podem ser uma boa carta na manga, mas você precisa se atentar aos detalhes. Coloque, no máximo, de dois ou três quadros grandes na vertical, pois se você colocar vários muito pequenos, a sensação será de que a sua sala está cheia e apertada. Afinal de contas, menos é mais!

Dicas gerais

Com as nossas dicas, agora ficou muito mais simples decorar sua sala pequena, não é mesmo?

Mas, se ainda assim você estiver com medo de se esquecer de algum detalhe, separamos um passo a passo de quais pontos você não pode esquecer no momento de arrasar com o seu ambiente!

  1. O sofá é um dos principais elementos, por isso não escolha um modelo muito grande. Os retráteis e reclináveis são confortáveis, mas ocupam muito espaço. Por isso opte por modelos com chaise;
  2. Para o rack, prefira os modelos mais simples, que tenham somente o painel para a TV. Caso você possua muitos objetos para guardar, adquira um modelo com portinhas e gavetas;
  3. O espelho é seu grande aliado, já que dá a sensação de amplitude ao ambiente
  4. Já os tapete, cortina e mesa lateral são complementos na decoração de sua sala que devem ser pensados com muito cuidado;
  5. Quer decorar o restante da sua casa? Então dá uma olhada nas dicas para decorar seu apartamento pequeno clicando aqui.

Curtiu as dicas? Então que tal comprar seus móveis na LIV Decora? Seja para área interna ou externa, em nosso site você encontra tudo para deixar sua casa moderna e bem decorada, com móveis de alto padrão!

 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito