Capa - Decoração de verão: 10 dicas e inspirações!
Publicado em 21/01/2022 Por Fernanda Correa

Decoração de verão: 10 dicas e inspirações!

É muito complicado ficar dentro de casa em dias muito quentes, não é mesmo?! Apostando em cores, tecidos, estampas e móveis apropriados você consegue aproveitar da melhor forma essa época tão amada por muitos. Por isso, nós separamos para você 10 dicas de decoração de verão para a sua casa ficar mais fresquinha e agradável durante as temperaturas mais altas do ano: vem com a gente!

Mas, antes de mudar o cenário do seu lar para receber o calor da melhor e mais alegre forma, dá só uma conferida no Instagram da LIV Decora. Lá é possível ficar por dentro de todas as atualizações e tendências do mundo da decoração e você fica sem perder nenhuma novidade e promoções do nosso site.

Utilize cores suaves

Cores claras são quase uma regra quando estamos falando em ambientes para passar o verão, já que essas tonalidades proporcionam aquela sensação de ambiente visualmente relaxado, arejado e limpo.

Além do mais, essas cores criam uma sensação de maior amplitude ao ambiente, ajudando na ideia de desestimular a criação de locais carregados nesta estação quente. Pode ter certeza que as tonalidades brancas serão suas maiores aliadas!

decoracao verao clean

Para não ficar tudo muito simples, adicione decorações que tenham detalhes com cores mais vivas para dar um destaque. Dessa forma, você terá uma atmosfera original e fresca com toques que dizem muito sobre sua característica, trazendo personalidade à sua casa.

Invista na decoração de verão da área externa

Ninguém gosta de ficar dentro de casa nos dias abafados e de muito sol. Então, faça da sua área externa a sua maior companhia. Não importa se ela é pequena ou grande: você pode ter um simples terraço ou uma área de piscina completa, mas o importante é aproveitá-la ao máximo para não ficar somente dentro de casa. Então, dá só uma olhada nas dicas para você não errar na decoração deste ambiente:

decoracao casa praia

1. Organização

Separe os itens que serão usados em sua área externa para evitar acumular bagunça dentro da casa. Uma dica é ter um balcão ou armário com toalhas, protetores solares, guarda-sóis e cadeiras de praia separadas, caso você tenha bastante espaço.

 2. Móveis resistentes

É claro que seus móveis estão sujeitos à exposição do sol e da água, seja ela de piscina, chuva e até suor. Então, procure não usar tecidos permeáveis como seda e veludo ou metais, já que eles esquentam bastante conforme a temperatura. A melhor opção é a corda náutica, o plástico e o vinil, além da boa e velha madeira.

Confira aqui todas as nossas dicas de móveis para área externa!

3. Móveis confortáveis

É quase que obrigatório ter móveis bem ergonômicos para seu espaço. Afinal, passar horas em um sofá desconfortável irá te render uma grande dor nas costas. Assim, escolha poltronas confortáveis que te façam sentir em casa, com tecidos leves que não propaguem calor. 

 ​4. Um pouco de natureza

Um bom paisagismo muda completamente o ambiente! Seja com grama, árvores que podem ser perfeitas para a sombrinha pós-sol ou até mesmo vasos espalhados pelo local que com certeza farão toda a diferença. 

 ​5. Iluminação

Para ter um maior conforto em qualquer período do dia, não se esqueça de ter uma boa iluminação. Uma opção prática é investir em spots para iluminar a piscina e o piso à noite. Já para sua varanda pequena, por exemplo, utilize pontos de luz estratégicos.

Coloque plantinhas nos ambientes

Quer um ambiente mais fresco? Então utilize plantas, já que elas são ótimas opções para refrescar o local, renovando o ar e oferecendo umidade. Decore qualquer cômodo da casa, seja área externa ou interna.

É claro que é preciso ficar de olho em quais espécies são permitidas para ter dentro de casa. Uma das campeãs neste assunto são as suculentas Perfeitas para quem adora ter um espaço verde em casa mas não possui muito tempo para jardinagem, essas plantas vêm em diferentes cores, formatos e tamanhos, agradando todos os gostos.

decoracao verao plantas

Para sua área interna é preciso ficar atento à incidência de luz solar. Com isso, será possível escolher quais espécies você pode colocar em sua casa. Para quem mora em espaços sem varanda ou área externa, o ideal é escolher aquelas espécies de sombra para cultivar. Dá só uma olhada nas plantas com essas características. Clique aqui e confira nosso guia completo de como escolher plantas para a sua casa.

  • Antúlio
  • Clorofito
  • Costela-de-adão
  • Espada-de-são-jorge
  • Pacová
  • Singônio

Uma dica legal é colocar vários buquês de flores silvestres para decorar a mesa de cabeceira ou a mesa de jantar.

flores mesa decoracao verao

 

Ah! Na LIV Decora você também encontra vasos super modernos e marcantes para colocar suas plantas e deixar o ambiente muito mais estiloso e com a sua cara. Clique aqui e veja todos os modelos!

Utilize materiais leves e naturais 

Quer dar um outro aspecto ao seu ambiente sem grandes reformas? A troca dos tecidos é uma ótima alternativa. Cortinas, tapetes, toalhas de mesa, capas de almofadas e almofadas podem dar outra impressão ao ambiente. Para essa época do ano, recomendamos tecidos naturais com cores vivas.

Com o objetivo de garantir um ambiente relaxante e com a sensação de refrescante, escolha por toalhas de mesa de linho, cortinas de cores claras e tapetes em materiais naturais para trazer a decoração que é a cara do verão.

sala decoração verão

Um ambiente ainda mais diferenciado também precisa de cores pastéis intensas nos objetos, como almofadas decorativas para tornar o seu local ainda mais vivo. E o principal é que você renovará seus sofás e poltronas de forma muito econômica.

Decore com estampas de folhagem neste verão

As folhagens estão cada vez mais comuns na decoração. Esse tipo de estampa começou como tendência no mundo da moda e alcançou o design de interiores, principalmente quando estamos falando em uma decoração de verão.

É claro que as folhagens trazem um ar tropical ao ambiente, já que são a cara do verão. Por isso, use e abuse delas, seja no papel de parede, capa de almofadas, quadros ou em qualquer outro detalhe que desejar. Mas cuidado para não exagerar, hein?!

decoracao verao estampa folhagem

Também use muita cor e estampas florais

Existe algo mais característico do verão do que estampas florais e coloridas? Além de ser uma tendência para o chamado summer trend, essa é uma escolha muito simples para adaptar o seu ambiente. Você pode colocar um papel de parede, deixar uma almofada com a sua cara ou até pensar em quadros e elementos decorativos dentro dessa proposta.

Sem quebra quebra ou sujeira, você recria o seu ambiente para uma decoração de verão sem gastar muito. Ainda há a vantagem de que você encontra uma grande variedade de estampas para qualquer objeto, deixando o ambiente com a verdadeira identidade do verão!

florida decoracao verao

Envolva sua casa com aromas frescos

Uma casa limpinha e perfumada torna o ambiente muito mais agradável e relaxante. Por isso,  não deixe de levar o perfume das flores para sua decoração de verão a partir de difusores e aromatizadores com fragrâncias refrescantes. Para o verão, os aromas mais usados são os florais, como o caso jasmim e lavanda, além dos cítricos, como laranja e limão.

difusor decoracao verao

Para se ter uma ideia da importância dos aromas, o olfato é essencial para a proteção, a memória e o prazer do ser humano. É por isso que o nosso corpo reage a um cheiro antes mesmo de termos a consciência, gerando sensações e sentimentos.

São vários modelos no mercado, como o de varetas, spray e elétricos. Cada um é indicado para um tipo de ambiente e funciona de forma diferente. 

  1. Difusor de varetas – tem um ambiente menor que precisa de aromatização com menos intensidade, mas com uma frequência contínua? Neste caso, esse é o modelo ideal, já que o líquido aromatizado é sugado pelas varetas, que liberam a fragrância para o ambiente. É possível controlar a intensidade do cheiro somente retirando ou adicionando algumas varetas.
  2. Difusor em spray – não tem muito segredo com esse tipo. A essência fica em um frasco com borrifador para você aplicar no ambiente sempre que achar necessário.
  3. Difusor elétrico – esse modelo espalha o perfume e umidifica o ar ao mesmo tempo. Além disso, este tipo de difusor transmite a sensação de natureza e leveza ao ambiente, ajudando muito nos momentos de relaxamento.  Podem utilizar apenas óleo essencial, (difusores de tomada), ou água e óleos (ultrassônicos). São aparelhos silenciosos, indicados para os quartos e salas de estar. Em comparação aos difusores de varetas, exigem um pouco mais de cuidado com a limpeza do dispositivo.

Valorize a ventilação e iluminação natural

Sabe quando bate aquele ar fresquinho em um dia muito abafado? Pois é, essa é uma ótima sensação que deve ser valorizada em cada cômodo de sua casa. São as portas e janelas que deixam isso acontecer. Por isso, troque suas cortinas por modelos com tecidos leves, como o linho, que permitam a entrada de luz, além de optar por tons claros.

Uma fonte d’água pode ser uma boa opção!

Tem um espacinho sobrando no ambiente? Então, porque não colocar uma fonte de água para relaxar com aquele barulhinho de água caindo? Essa é uma alternativa boa para todo o ano, mas especialmente para o verão, remetendo à natureza e à tranquilidade.

Esse objeto fará com que sua casa fique mais fresquinha, isto porque a água aumenta a umidade dentro do ambiente e diminui a temperatura. Ah! Se você ainda usar plantinhas, terá a decoração de verão perfeita e o mais funcional para este calorzão!

decoracao verao fonte

Está pensando em algo mais elaborado que vai te acompanhar muito além dessa época do ano? Tenha um espelho d’água! 

decoração verão espelho dagua área gourmet

Você pode ter esse recurso logo na entrada de sua casa para surpreender seus convidados. Afinal de contas, a primeira impressão é a que fica!

decoração verão espelho dagua fachada

Pode usá-lo abaixo do piso também.

decoração verão espelho dagua piso

Ou na área externa em formato curvo, com plantas ao redor!

decoração verão espelho dagua jardim

Que tal um clima praiano?

Que tal um estilo remetendo ao litoral? Pense em investir em uma decoração de verão mais tropical, combinando madeiras, plantas e um ambiente mais leve e aconchegante! Para as cores, aposte naquelas que são vibrantes e frias, fazendo uma alusão ao mar.

Para dar um toque mais praiano, coloque elementos decorativos do artesanato local para dar um toque ainda mais especial e leve. Já em relação aos móveis, invista naqueles feitos em fibras com estilo mais rústico, trazendo para o seu lar, elementos que lembram o mar. Além disso, as estampas listradas também caem perfeitamente bem!

decoração de praia

Pronto para o seu ambiente fresquinho?

São tantas dicas para deixar a sua casa super confortável e fresquinha para a estação mais quente do ano que você fica até confuso,não é mesmo?! Mas relaxa, porque nós listamos aqui quais são os principais pontos para a decoração de verão perfeita!

  1. Utilize cores suaves para deixar o ambiente com a sensação de leve;
  2. Invista em móveis e decoração para passar um bom tempo em sua área externa;
  3. Tenha um pedaço da natureza dentro de casa, afinal, as plantas trazem mais umidade ao ar e deixam o ambiente lindo;
  4. Tenha tecidos leves e naturais para cortinas, almofadas, entre outros;
  5. Decore com estampas de folhagem, florais e coloridas;
  6. Mantenha sua casa perfumada com difusores e aromatizadores (principalmente com aromas cítricos!);
  7. Não se esqueça de valorizar a ventilação e iluminação natural;
  8. Uma fonte d’água pode dar um charme a parte no ambiente;
  9. Um estilo praiano pode ser uma boa opção.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então, agora coloque a mão na massa e comece a mudar os ambiente da sua casa. Para isso, confira todos os móveis e objetos decorativos de alto padrão em nosso site clicando aqui. Inclusive, temos um super desconto em sua primeira compra: é só colocar o cupom “primeiracompra” no carrinho e aproveitar!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito