Capa - 10 Dicas para Decorar um Apartamento Alugado
Publicado em 31/10/2016 Por Fernanda Correa

10 Dicas para Decorar um Apartamento Alugado

Decorar um apartamento alugado pode ser desafiador. Geralmente o imóvel não vem com o nosso estilo de decoração e, mesmo que mobiliado, é preciso dar alguns toques para deixar do jeitinho de quem irá viver no lugar.

decorar um apartamento alugado

Infelizmente, muitos condomínios ou até mesmo os locatários colocam algumas regras que acabam limitando um pouco na hora de decorar. Mas com alguns truques simples é possível decorar um apartamento alugado e deixá-lo com a sua casa!

10 dicas para decorar um apartamento alugado

Você alugou um apartamento, quer deixá-lo a sua cara e não sabe nem por onde começar? Não é tão complicado como parece. Seguindo alguns simples conselhos de decoração ele pode se transformar no apartamento dos seus sonhos. Mesmo sem poder quebrar paredes ou fazer grandes modificações é possível decorar um apartamento alugado com seu estilo. Não é porque seu imóvel é alugado que ele precisa ser sem graça!

Muitos condomínios ou locatários colocam algumas regras, como, por exemplo, não quebrar paredes, trocar azulejos ou até mesmo pintar. Fique atento às normas, mas, há várias outras opções para decorar seu lar e deixá-lo incrível. Ao invés de lutar contra algo que não gosta, o abrace e encontre uma forma de contornar.

Ninguém precisa morar em um lugar com móveis improvisados e paredes brancas, com sensação de lar provisório. Investir dinheiro em casa é investir em conforto e bem-estar. Siga algumas simples dicas para decorar um apartamento alugado e transformá-lo em um lugar bonito, agradável e aconchegante.

1. Para decorar um apartamento alugado, não tenha medo de pintar as paredes!

Nada mais sem graça que paredes esquecidas na hora de decorar um apartamento alugado. Mesmo que por contato você tenha que devolver o imóvel nas mesmas condições que lhe foi cedido, pintar as paredes sempre vale a pena.

decorar um apartamento alugado - parede azul escuro

Comparando com outros revestimentos, a tinta ainda é o investimento mais baixo e a execução é rápida. Se você está preocupado com o contrato, experimente pintar apenas uma parede. Você já dará personalidade ao ambiente e valorizará o espaço.

decorar um apartamento alugado - parede beringela

Existem inúmeras cores de tintas a disposição no mercado, mas a escolha da cor determinará o tipo de ambiente que você pretende criar. As cores influenciam nas sensações que temos nos ambientes e podem provocar tanto tranquilidade como estresse.

decorar um apartamento alugado - parede cinza

Porém, não seja inflexível. Se você está se sentindo criativo, saiba que por vezes a dúvida pode dar origem à criatividade e até a um resultado final surpreendentemente positivo.

decorar um apartamento alugado - parede e móvel na mesma cor

E se além de criativo, você está pensando em por a mão na massa, que tal usar padrões geométricos para pintar alguma parede? O efeito é incrível!

decorar um apartamento alugado - pintura de parede diy

Mas se você planeja um ambiente com decoração suave, use cores clássicas. Os tons terrosos e seus complementos garantem um efeito natural.

decorar um apartamento alugado - tons terrosos

Experimente também usar uma paleta monocromática, com variações da mesma cor. Você terá um ambiente atemporal e muito elegante. Para um espaço totalmente relaxante, use os mesmos tons em paredes, móveis e no chão, com apenas alguns itens contrastantes.

decorar um apartamento alugado - parede fendi

Leve em consideração a orientação solar do ambiente que você irá pintar. Quando menor a incidência de luz mais refletiva a cor deve ser. Tons de amarelo são perfeitos para esta situação.

decorar um apartamento alugado - parede amarela

Use as cores escuras em ambientes onde a luz natural é abundante sem correr o risco de deixar o cômodo escuro demais. E fica muito elegante!

decorar um apartamento alugado - parede preta

Na dúvida de quanto pintar? Use a regra de Pareto e decore com 80% de tons neutros e 20% de cores. As chances de sucesso são potencializadas quando você utiliza esta proporção.

decorar um apartamento alugado - parede rosa

Para tornar aconchegantes ambientes compridos, pinte a menor parede em um tom escuro. Você terá a sensação de um cômodo mais quadrado, então cuidado para não encurtar ambientes pequenos.

decorar um apartamento alugado - uma parede pintada

2. Use papel de parede para decorar um apartamento alugado  

O papel de parede é ótimo para cobrir uma parede desgastada ou pintada com uma cor que não agrada os inquilinos. Ao contrário da pintura, a instalação é rápida e limpa, o que o faz especialmente perfeito para dormitórios.

decorar um apartamento alugado - papel de parede imitando mármore

Há diversas estampas, com tamanhos, estilos e preços diferentes. Alguns inclusive imitam com perfeição ladrilhos hidráulicos, pedras, madeira e fibras.

decorar um apartamento alugado - papel de parede com textura

Vendidos em rolo, você pode comprar a quantidade necessária para uma parede ou várias.

decorar um apartamento alugado - uma parede com papel de parede

As estampas geométricas estão super em alta e deixam qualquer ambiente com cara de moderno. Incremente ainda mais sua decoração com texturas ou cores vibrantes nos outros objetos.

decorar um apartamento alugado - papel de parede geométrico

O inconveniente do papel de parede é que ao reitrá-lo para devolver o apartamento será necessário lixar e pintar a parede. Além disso, não é um recurso que pode ser levado para outro imóvel.

decorar um apartamento alugado - papel de parede

3. Abuse dos móveis soltos para decorar um apartamento alugado

Para decorar um apartamento alugado, fuja dos móveis embutidos e de armários planejados, pois dificilmente você poderá levá-los para outro imóvel. A melhor opção são os móveis soltos.

decorar um apartamento alugado - móveis soltos você pode levar para a próxima casa

Mas você sabe o que são móveis soltos? Por exclusão, são todos os móveis que não são feitos sob medida para um espaço específico. São peças literalmente móveis, que podem ser levadas de um cômodo ao outro, ou para um novo lar com facilidade.

decorar um apartamento alugado - estantes

Um móvel herdado de família ou comprado usado pode fazer toda diferença no seu décor.

decorar um apartamento alugado - compre móveis versáteis

Os móveis soltos são versáteis, permitindo a mudança de layout e de casa de maneira tranquila.

decorar um apartamento alugado - estante é uma opção

Existem móveis soltos para todos os cômodos da casa, mas eles brilham mesmo em salas, quartos e home offices.

decorar um apartamento alugado - invista em móveis soltos

A flexibilidade é o trunfo deste tipo de móvel. Você pode mudar a posição deles sempre que enjoar e adaptá-los a diversas situações.

decorar um apartamento alugado - diversos tipo de móveis soltos

Na hora da compra dos móveis você pode investir um pouco mais, já que depois será possível levá-los para outro lar.

decorar um apartamento alugado - móveis soltos completam o décor

É tudo uma questão de proporção! Para criar um ambiente harmonioso e aconchegante, não importando o tamanho, os móveis soltos precisam se enquadrar nas dimensões do imóvel.

decorar um apartamento alugado - móveis soltos completam o décor

Se ele for pequeno, opte por móveis soltos estreitos e que não dificultem a circulação. De nada adianta ter móveis bonitos que atrapalham sua rotina.

decorar um apartamento alugado - estante de aço na cozinha

Agora, se seu espaço é generoso, você precisa de móveis soltos que tenham uma proporção adequada para compor os espaços disponíveis na sua casa.

decorar um apartamento alugado - use estantes de aço

4. Use quadros que mostram sua personalidade

Utilizar quadros na decoração é uma forma simples de dar personalidade a qualquer ambiente sem muito esforço. Você pode usar esse item em qualquer espaço da casa, pois é muito versátil.

decorar um apartamento alugado - use quadros

Super modernos, os quadros apoiados no chão ou em algum móvel tem a vantagem de não precisar de furos na parede, o que é ótimo para o momento da devolução do imóvel.

decorar um apartamento alugado - use quadros over size

Único cuidado que deve ser tomado é se tiver pets ou crianças pequenas porque podem derrubá-los.

decorar um apartamento alugado - use pequenos quadros

As fitas dupla face são boas opções para pendurar quadros leves, mas pode ser um incômodo na hora de desgrudá-los da parede.

Mas vamos combinar que repintar o apartamento já será necessário. Então, não será tão mais difícil cobrir alguns furos com massa corrida. As paredes dos apartamentos que morei pareciam metralhadas quando fui embora e não paguei a mais por isto!

decorar um apartamento alugado - faça uma gallery wall

Basta escolher imagens que combinem com você e começar a pendurar.

decorar um apartamento alugado - use quadros divertidos

E não se limite aos típicos quadros. Se você tem aquele lenço maravilhoso, que quase nunca sai do armário, mande emoldurar e pronto! Uma verdadeira obra de arte!

decorar um apartamento alugado - emuldure um lenço

Aliás, aqui vão 10 motivos para investir numa obra de arte. Elas encantam, causam emoção e ainda podem ser uma ótima fonte de renda. E serão suas em qualquer imóvel que você for!

decorar um apartamento alugado - quadros dão vida aos ambientes

Mas se você fica aflito só em pensar em vários furos, que tal usar uma prateleira de 5 ou 7 cm para apoiar seus quadros? Fica super descontraído e moderno com poucos furos!

decorar um apartamento alugado - use quadros apoiados em uma prateleira

Os quadros over size também são opções. Apenas um ou dois já preencherão uma parede, transformando seu décor.

decorar um apartamento alugado - use quadros grandes

Você pode reunir os quadros por tema, cores de moldura, tamanhos… Ou não ter regra alguma! Sempre pode dar certo!

decorar um apartamento alugado - use quadros para compor o décor

Para te ajudar ainda mais, dá só uma olhada nesse post sobre como criar uma galeria em casa e como fazer molduras com fita adesiva.

5. Não se esqueça da luz na hora de decorar um apartamento alugado!

O padrão brasileiro de construção entrega os imóveis com apenas um ou no máximo dois pontos de luz em casa ambiente. Existem algumas alternativas para complementar a iluminação de um apartamento alugado, sem ter que fazer muitas modificações.

decorar uma apartamento alugado - abajour

Você pode utilizar diversos pendentes saindo do mesmo ponto de luz. Além de acrescentar luminosidade, usar pendentes de modelos diferentes deixa o ambiente super charmoso!

decorar uma apartamento alugado - diversos pendentes

Os trilhos eletrificados são outra excelente opção. Eles não exigem muitas intervenções, distribuem a luminosidade conforme a necessidade e ainda podem ser levados para um novo apartamento.

decorar uma apartamento alugado - trilho para iluminação

O modelo escolhido dará o tom do ambiente. Se você curte uma decoração no estilo industrial, existem muitos modelos para compor seu décor.

decorar uma apartamento alugado - trilho é uma ótima opção

Mas não se limite a lustres e trilhos para decorar um apartamento alugado. Para conferir aquele aspecto intimista, nada melhor que iluminação indireta.

decorar uma apartamento alugado - use mais de uma fonte de luz

E a queridinha do momento é a luminária de piso, também conhecida como coluna. Ela é imbatível quando se fala em um item de decoração que realmente preenche o espaço.

decorar uma apartamento alugado - abajur de piso

Luminárias de piso, além de decorativas são funcionais. Substituem abajures com a vantagem de não precisar de um móvel extra para apoiá-las.

decorar uma apartamento alugado - trilho para iluminação

 

Agora, se você gosta dos estilos boho ou hygee, um recurso sempre interessante são as cordinhas com lâmpadas, tipo luzinhas natal. Elas são uma graça e auxiliam na iluminação.

decorar uma apartamento alugado - corda com lâmpadas

6. Invista em espelhos para decorar um apartamento alugado

Os espelhos são poderosos objetos para decorar um apartamento alugado. Eles são unanimidade em todos os estilos de decoração, além de ajudar a ampliar espaço e luz.

decorar uma apartamento alugado - espelho redondo no quarto

A principal vantagem do espelho ao decorar um apartamento alugado é que é facilmente pendurado e não são necessárias grandes modificações na casa. Existe uma variedade enorme de tamanhos e formas de espelhos e as molduras dão um aspecto único para a decoração do apartamento.

decorar uma apartamento alugado - use espelhos

Sua nada simples presença transforma o ambiente. Para criar um hall de entrada aconchegante, use um espelho decorativo redondo, um banco, um tapete e uma planta. Com apenas 4 itens você modifica completamente o cômodo.

decorar uma apartamento alugado - espelho redondo para hall de entrada

A mesma regra dos quadros apoiados em móveis e no chão se aplica aos espelhos. Eles ficam muito bonitos, mas é preciso ter cuidado redobrado com crianças e pets!

decorar uma apartamento alugado - espelho na sala de jantar

A proporção do tamanho do espelho deve considerar o efeito pretendido. Se o ambiente é pequeno ou com pouca luz natural, um espelho grande pode modificar sua sensação no cômodo.

decorar uma apartamento alugado - espelho na sala de estar

Você pode criar um efeito de profundidade com o uso de um espelho no corredor. Veja que na imagem abaixo foram usados dois modelos. O modelo ao fundo, colado na parede com silicone, cria o efeito de profundidade e o redondo decora o ambiente.

decorar uma apartamento alugado - mini aparador com espelho

Os espelhos colados com silicone ficam muito bem, porém praticamente inviabilizam a retirada sem quebra. O ideal é usar um chassi de alumínio colado atrás do espelho ou o botão francês, que permite retirá-lo sem quebrar e com danos mínimos na parede.

decorar uma apartamento alugado - espelho redondo no hall de entrada

7. Aposte em almofadas, cortinas e tapetes

Pode reparar nas fotos de decoração que fazem seus olhos brilharem: sempre estarão presentes o trio almofadas, cortinas e tapetes. Eles são peças chaves para decorar um apartamento alugado.

decorar um apartamento alugado - use tapetes, cortinas e almofadas na sala de estar

Cortinas conferem vida e personalidade ao ambiente, além de dar a impressão do espaço estar mais ocupado.

decorar um apartamento alugado - tapete, cortinas e almofadas são a alma do décor

Uma dica para usar as cortinas num outro imóvel é não cortar a barra. Assim, se for preciso, você pode desmanchar a costura para adaptá-la a outro ambiente.

decorar um apartamento alugado - tapete, cortinas e almofadas no quarto

Já os tapetes decoram deixando o ambiente mais aconchegante. E podem ser a solução para disfarçar aquele piso mais antigo ou sem graça.

decorar um apartamento alugado - tapete e almofadas trazem vida ao décor

Fique atento ao fato de que ambientes grandes pedem tapetes maiores e vice versa.

decorar um apartamento alugado - tapete, cortinas e almofadas para compor o décor

Uma forte tendência é utilizar mais de um tapete, inclusive fazendo sobreposições, de modelos. Fica super interessante, desde que observadas algumas regras estéticas, como proporções e cores.

decorar um apartamento alugado - invista em tapete, cortinas e almofadas

As almofadas são uma ótima opção para acrescentar cor ao cômodo. Elas dão um ar de intimidade ao espaço. São ótimas alternativas para muitos ambientes e podem ter texturas, estampas e cores das mais diversas possibilidades.

decorar um apartamento alugado - tapete, cortinas e almofadas

Na sala, em especial, elas fazem toda a diferença, tornando o sofá ainda mais convidativo para se sentar, conversar e relaxar.

decorar um apartamento alugado - use tapetes, almofadas e cortinas

8. Inove e use adesivos vinílicos para decorar um apartamento alugado

Os adesivos são opções interessantes para quem não pode fazer uma reforma, mas quer uma mudança significativa. Eles enchem o cômodo de estilo e sua aplicação é rápida, além de ser fácil de retirar.

decorar um apartamento alugado - frase adesivo de parede

Indicados principalmente para os armários, paredes e azulejos da cozinha e do banheiro, os adesivos vinílicos lisos ou estampados dão mais personalidade para o ambiente.

Nos armários antigos o efeito é de repaginação. Sabe aquela cômoda antiguinha, que já está sem graça? Com adesivos de parede ela pode ficar novinha em folha e ainda super estilosa!

decorar um apartamento alugado - adesivo de parede nos móveis

Na cozinha, os adesivos são ótimos para disfarçar aquele azulejo feio. É importante procurar os que têm proteção extra para os ambientes mais úmidos, como cozinhas e banheiros.

decorar um apartamento alugado - adesivo de azulejo para cozinha

Nos quartos, você pode escolher alguma figura geométrica e colar algumas unidades. O efeitos transformador será imediato.

Adesivo de Parede

E eles ficam super legais não só em quartos infantis. Veja que a mesma proposta se adapta a diferentes estilos de quartos, complementando a decoração de forma simples e barata.

decorar um apartamento alugado - adesivo de parede triangulo

A grande tendência do momento é mandar imprimir alguma imagem em papel adesivo vinílico e usar como se fosse papel de parede.

decorar um apartamento alugado - painel fotográficoA vantagem é que você pode escolher literalmente qualquer coisa para imprimir.

decorar um apartamento alugado - adesivo fotográfico flores

Este tipo de adesivo vinílico se adapta melhor em ambientes secos, por isso, evite usá-los no banheiro ou na área molhada da cozinha.

decorar um apartamento alugado - adesivo fotográfico preto e branco

9. Invista no verde para decorar um apartamento alugado

Para deixar seu apartamento mais vivo e alegre utilize plantas para compor a sua decoração.

decorar uma apartamento alugado - use plantas na decoração

Seja na sala, cozinha, sacada, não importa, pois as plantas podem purificar o ambiente.

decorar uma apartamento alugado - folhagem em caso alto

Na hora de escolher, pense também na sua rotina e opte por uma planta que sejam simples de cuidar.

decorar uma apartamento alugado - folhagens para apartamento

Existem inúmeras espécies de plantas que se adaptam a apartamentos, inclusive algumas árvores, como o ficus. Obviamente será preciso direcionar o crescimento da planta, bem como atentar para as necessidades de luz de cada espécie.

decorar uma apartamento alugado - tenha uma árvore em casa

Mas se você nao pretende ter uma “árvore” em casa e mesmo assim quer ter verde em abundância, utilize vasos para colocar flores e folhagens pela casa.

decorar uma apartamento alugado - use diversos tipos de folhagens

Não se esqueça de inovar nos vasos, que podem ser grandes ou pequenos e coloridos, para dar vida e cor ao imóvel.

decorar uma apartamento alugado - espalhe as plantas pela sala

Experimente também perdurar sua plantas no teto ou na parede. Depois de um período deixadas de lado, as plantas penduradas voltaram com tudo e são realmente parte da decoração.

decorar uma apartamento alugado - pendure seus vasos

10. Dê uma nova vida ao piso

Às vezes o apartamento alugado é quase perfeito, mas tem um defeito: o piso. Não precisa deixar de alugá-lo por isso e também não é necessário ficar com aquele piso feio já que não pode fazer uma reforma. Como mudar tudo está fora de cogitação, uma boa opção é o piso vinílico. Esse tipo de piso é prático, econômico e pode ser aplicado sobre cerâmica, porcelanato e outros materiais, desde que a base esteja nivelada.

decorar um apartamento alugado - piso vinílico na sala

Eles são comercializados em três apresentações: mantas, réguas (clicados e colados) e em placas. O melhor tipo para decorar um apartamento alugado é o piso vinílico clicado. Placas flexíveis emborrachadas se encaixam umas às outras nas laterais e, dependendo das condições do piso existente, não precisam ser coladas nem entre si e nem no piso.

decorar uma apartamento alugado - piso vinílico é uma opção

Além disso, você encontra diversas cores e estampas para vender, é só escolher o que mais te agrada. A instalação leva até três dias e o espaço pode ser ocupado na hora. Para limpar, basta um pano úmido com detergente neutro.

decorar um apartamento alugado - piso vinílico

O piso vinílico clicado pode até ser levado para outro imóvel. Basta você verificar o tamanho do novo imóvel para não faltar material.
decorar uma apartamento alugado - piso vinílico imita madeira Com criatividade e estilo é possível decorar um apartamento alugado e deixá-lo do seu jeitinho. Aplique as dicas que mais se adaptam ao seu estilo e perceba que seu apartamento alugado se transformou num lar. Lembre-se que sua casa pode ser o seu melhor lugar no mundo!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito