Capa - Espaço pet em casa: como criar e decorar?
Publicado em 15/07/2022 Por Fernanda Correa

Espaço pet em casa: como criar e decorar?

Ter um espaço pet é muito importante para que seu cachorro ou gato também tenha muito conforto. Isso porque eles também merecem um cantinho especial que esteja a altura da sua casa, com um local arejado, espaço considerável sem aperto e com todos os utensílios necessários. Então, continue no texto para aprender como criar e decorar um espaço perfeito para os seus peludos!

Mas antes, aproveite as inspirações e referências modernas sobre o mundo da decoração no Instagram da LIV Decora. Lá você encontra as melhores dicas diárias para deixar a sua casa muito aconchegante, elegante e na tendência no décor, com móveis de alto padrão.

Encontre o local ideal para o espaço pet

O primeiro detalhe para pensar é que o seu pet precisa de um espaço para fazer as necessidades, dormir e ainda se divertir. Ou seja, o local precisa ser multiuso, porém ser bem delimitado para cada uma dessas atividades. 

Você pode utilizar um cantinho vazio de sua casa, como por exemplo um quartinho ou até mesmo aproveitar pequenos espaços caso o seu pet seja de pequeno porte, como embaixo da escada. Inclusive, clique aqui e confira como aproveitar o espaço embaixo da sua escada.

espaço pet embaixo da escada com luzes e decoração

Voltando aos locais que você pode utilizar como espaço pet, também tenha em mente que é importante optar por aqueles que sejam de fácil limpeza, como as lavanderias, sacadas ou áreas gourmet. No caso abaixo, a sacada foi utilizada para receber um lindo espaço para os peludos, sendo decorado com um painel ripado, quadros decorativos, além de lindas luminárias.

quadros de cachorros com caminhas embaixo

Uma boa dica para a área do seu pet é instalar grama sintética, tanto no local destinado aos potes de comida e água, quanto para a área de descanso. Isso porque este é um material antiderrapante e anti abrasivo, de fácil instalação e limpeza, além de ainda absorver impactos.

No caso dos gatos, é importante saber que eles ficam perambulando pela casa e subindo nos móveis como um verdadeiro playground. Principalmente pelo fato de os felinos gostarem de ficar nas alturas, opte por nichos para mantê-los no lugar que mais gostam.

É preciso avaliar se o seu pet realmente precisa de um espaço extra para correr e brincar. Por exemplo, os felinos vivem muito bem dentro de casa, enquanto cachorros (principalmente de médio e grande porte), precisam de um quintal para se sentirem mais livres.

Quais itens ter no espaço pet em casa? 

A principal dica para manter a harmonia com o seu ambiente é combinar os tecidos de caminhas, cobertores e afins com os móveis do cômodo. Desta forma, você consegue manter o estilo de decoração e ainda deixar o seu pet ainda mais integrado à casa.

caminha pet no meio da sala com tapete

Uma ideia bacana é aproveitar alguns móveis para que sirvam como parte da caminha. Por exemplo, você pode reformar uma mesa de cabeceira antiga, retirar as gavetas e colocar um colchãozinho para o seu pet se acomodar. Deixe-a na sala para que também sirva como apoio.

cama de gato com aparador embutido para sala

baú de madeira com espaço para pet

Outro detalhe é pensar no espaço para o pet fazer as necessidades. No caso dos cachorros pode ser um tapete higiênico. Inclusive, é possível optar por uma base de plástico trançada e perfurada para apoiar o tapete, permitindo a urina escoar. Já no caso dos gatos, prefira a caixa de areia, no qual você encontra várias cores e modelos para combinar com o ambiente.

Ah! É importante manter o banheirinho do animal em um lugar reservado e mais distante do local destinado para dormir e comer.

Se preocupe com os tecidos

Para o restante do ambiente, é importante pensar nos tecidos. Principalmente para os gatos, tenha sofás com tecidos lisos, como o suede, para que não soltem os fios facilmente. Outras opções são os vinis, lonas, couros e os impermeáveis, na LIV Decora você encontra uma linha de tecidos pet friendly, perfeita para quem tem pets em casa. O melhor de tudo é que eles são super fáceis de limpar.

É preciso também ter os mesmos cuidados com os tapetes, que devem ter texturas mais resistentes e, se possível, impermeáveis. Normalmente, os tapetes laváveis possuem textura macia e emborrachada, como aqueles feitos em PVC, vinil ou polipropileno. Inclusive, quanto mais liso for o tapete, mais fácil ele será de limpar!

É possível escolher por modelos mais brutos que apresentam o aspecto emborrachado e outros que têm textura mais complexa, em que imitam sisal ou outros tecidos trançados. Neste último tipo, os tapetes possuem aspecto bem semelhante àqueles permeáveis, mas diferem na temperatura e textura.

Os tapetes, passadeiras e passagens da coleção New Boucle Havana trazem formas que antes somente os artesãos eram capazes de produzir. Com o aspecto da superfície rústica e desenhos modernos, listrados e texturas tom sobre tom, você terá o conforto do ambiente rústico com a praticidade das fibras sintéticas que caem muito bem para quem possui pets.

Clique aqui e confira tudo sobre como escolher o tapete ideal para a sua casa!

Pense bem no piso

Não se esqueça de ter um piso adequado para os pets. Se o modelo for muito liso, podem ser muito escorregadios e acabar causando problemas até mesmo nas articulações do seu cão ou gato. Portanto, prefira aqueles que não absorvem a urina dos animais e são fáceis de limpar, como o vinílico. 

É importante ficar atento no famoso piso de porcelanato que seja muito liso, atualmente, há opções menos escorregadias em porcelanato, como aqueles com acabamento acetinado ou natural, que não recebe a camada extra de esmalte.

piso espaco pet

Tenha um pet wash

Que tal ter um espaço dedicado para dar banho no seu pet em casa? Se você tiver um espacinho sobrando no seu quintal, varanda ou área de serviço, uma boa pedida é instalar um chuveiro com uma área específica feita em revestimento. 

Uma dica importante é construir essa estrutura um pouco mais alta para que não seja preciso ficar agachado ou te deixe de forma desconfortável na hora de dar o banho. Além disso, instale um vidro para que a água não respingue e o chão fique todo molhado.

pet wash 2

É possível também instalar uma bancada com um secador para um banho completo. Ainda é possível complementá-la com armários planejados para guardar todos os utensílios, como shampoo, pentes e os adereços do seu doguinho.

Outros cuidados para ter em um espaço pet

É preciso pensar na segurança dos pets, já que eles não devem ter acesso a locais que possam oferecer perigo à eles. Então, você pode instalar telas de proteção em janelas e colocar grades que são direcionadas para a rua.

tela protecao espaco pet

Além disso, não deixe ao alcance deles alguns itens como produtos de limpeza que possam instigar a curiosidade dos bichinhos ou plantas venenosas, que podem causar intoxicação. Confira abaixo algumas espécies tóxicas para o seu bichinho:

  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp.)
  • Costela de Adão (Monstera deliciosa)
  • Jiboia (Scindapsus aureus)
  • Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
  • Bico de papagaio (Euphorbia pulcherrima)
  • Azaleia (Rhododendron spp.)
  • Filodendro (Philodendron)
  • Folha da fortuna (Kalanchoe spp.)
  • Copo de leite (Zantedeschia aeothiopica)
  • Cheflera (Schefflera arboricola)
  • Primula ou primavera (Primula abconica)

Por fim, não deixe objetos espalhados pela casa, como fios elétricos, cabos e carregadores para evitar que seu pet possa roer.

E como organizar os itens do espaço pet?

Você pode optar por armários e caixas organizadoras para guardar os utensílios, como os brinquedos, itens de higiene e roupinhas dos pets. 

Além disso, você pode utilizar potes transparentes para a ração e petiscos, colocando-os depois em uma estante, armário ou nichos. Colocar a comida em potes plásticos ajuda a conservar a comida do seu pet, evita a umidade e que elas sejam contaminadas.

potes espaco pet

Caso não tenha muito espaço, uma ótima pedida são os ganchos fixados na parede. Além de não ocuparem espaços, eles são capazes de acomodar coleiras, que devem estar em um local de fácil acesso e perto da porta para que você não perca tempo procurando-a na hora de sair.

Já para guardar os brinquedos e demais acessórios, é importante contar com uma caixa organizadora. Principalmente os brinquedos, costumam ficar espalhados por toda a casa, então essa é uma boa forma de concentrá-los em um só lugar. Mas é claro, eles precisam ser de fácil acesso para que você possa pegar a qualquer momento.

Por fim, organize as roupas do seu pet. Sabemos que durante o inverno elas são utilizadas com frequência, mas no verão elas praticamente ficam encostadas. Então, organize essas roupinhas por ordem de utilização, colocando as que seu bichinho menos usa no fundo e as que ele mais utiliza na frente.

Inspirações de decoração de espaço pet em casa

Que tal embutir uma casinha em marcenaria para o seu bichinho? Inclusive, colocá-la em um armário na lavanderia é uma forma de economizar espaço, mas sem perder o charme.

casinha embutida espaco pet

Se você tiver gatos, uma boa pedida é utilizar nichos e prateleiras que farão o bichano se sentir em um verdadeiro parque de diversões. Interligar esses dois elementos é uma ótima pedida!

espaco pet gatos nichos

Mas os gatinhos também curtem um momento de descanso. Então, que tal este modelo de casinha super moderna e sofisticada para combinar com sua decoração?

casinha gato espaco pet

Já se você tiver um doguinho, que tal essa caminha super moderna e com design curvado super clean?

SOFA MODERNO CACHORRO ESPACO PET

Pense também em colocar uma escadinha próxima à móveis mais altos para que os bichinhos tenham mais facilidade em subir e descer sem se machucar.

escadinha espaco pet

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe tudo sobre como ter um espaço pet em casa, que tal conferir os móveis e itens decorativos para o restante da sua residência no site na LIV Decora? Em nosso site você encontra várias opções de alto padrão que estão super na moda.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito