Posted in:

Sala pequena: dicas para decorar e otimizar seu espaço

O mercado imobiliário atual, oferece casas e apartamentos cada vez menores. De um lado há possivelmente um ganho por ter mais possibilidades de se viver próximo aos grandes centros e, por outro lado, há o desafio de tornar seu espaço mais acolhedor e confortável, ainda que em espaços reduzidos. Afinal, nada melhor que chegar em casa e se deparar com um universo particular com todos os itens necessários para criar seu ambiente preferido, certo?

Assim como em todos os espaços, a melhor maneira de decorar uma sala pequena é sabendo como aproveitar e otimizar cada centímetro disponível.
Neste artigo, contamos como, por que e quanto ($$) investir para criar o cômodo dos sonhos. Vem com a gente!

Quando se trata da sala, é preciso considerar como o usuário quer vivenciar o ambiente. Há os que preferem ter apenas uma sala de estar, e os que preferem combinar a sala de estar com a sala de TV. Ou ainda, podem ser salas compartilhadas por famílias, casais ou amigos, necessitando atender à demanda e os gostos de diferentes pessoas.
Sala pequena não é sinônimo de sala sem graça!
Tenha as medidas da sua sala de apartamento pequeno ou de casa pequena sempre em mãos. Assim ficará mais fácil escolher os móveis para o ambiente, tendo em vista que o tamanho e modelo do sofá e dos outros móveis, como a poltrona, fazem toda diferença.

Os móveis da sala pequena devem prezar pelo conforto e a criatividade será sua melhor amiga em casa.
A decoração de sala pequena deve sempre ser planejada pensando que esse espaço costuma ser usado para dois objetivos, que são o uso cotidiano dos moradores e também o acolhimento de familiares e amigos. Encontrar uma segunda e até terceira função para o mobiliário vai deixar sua sala versátil e pronta para se transformar com as diferentes situações cotidianas.

sala pequena cadeira eames
Cadeira Eames Wood | Almofada nó

8 dicas para decorar sua sala pequena

 

  1. Escolha da cor

Uma unanimidade entre designers de interiores e arquitetos é que as cores para pintar sala pequena devem ser claras e neutras, pelo menos as predominantes e as usadas nas peças maiores, como sofá, tapete e cortina.
Essa combinação de tons neutros, como branco, bege, marrom e madeira natural, é uma forma de conseguir uma sala elegante e acolhedora, especialmente com um tapete confortável.
Essa preferência de cores tem também a ver com a impressão de maior amplitude que esses tons passam.

Porém, isso não quer dizer que você não possa incluir alguns tons mais fortes, escuros ou vibrantes na paleta de cores de sua sala pequena. Na verdade, isso é até recomendado, em detalhes, como em almofadas, vasos decorativos, quadros ou até mesmo em móveis menores, como puffs.

O contraste entre as cores conformam um ambiente vivo e alegre. Só precisa escolher uma temática que lhe agrade, ou que agrade a todos os moradores da casa, para que a sala pequena fique super acolhedora.

Lembre-se que tanto o uso do branco predominante, quanto a entrada de muita luz natural, fazem com que a sala pareça bem maior. Sem contar o conforto proporcionado.

Leia também: Cores para sala, como escolher melhores tons (guia completo)

 

sala pequena Projeto Rosangela Carvalho para Casa Cor Alagoas 2017
Projeto Rosangela Carvalho para Casa Cor Alagoas 2017

 

  1. Coloque puffs na sua sala:

 

sala pequena puffs
Puff Wind – LIV Decora

Adicionar um apoio para os pés ao sofá é uma boa ideia para um ambiente mais flexível. Um puff se adequa perfeitamente para este fim. Pois tanto serve para um dia mais relaxante, quanto para quando há um convidado extra para se sentar.

Dependendo do material e estrutura do puff, ele pode ser usado como mesa de apoio, ele pode ser usado para apoiar objetos como bandejas, pratos, controles remotos da sala, servindo como uma mesa auxiliar. Porém, quando seu acabamento for em tecido ou pele sintética, não é recomendado colocar líquidos ou alimentos em cima.

Um Puff é um ótimo complemento decorativo, certamente levará charme e beleza para seu ambiente.

 

 

 

 

  1. Tamanho dos móveis

Prefira móveis mais baixos e maiores. Isso mesmo, um móvel que ocupa uma parede inteira é melhor para a sala pequena decorada do que vários menores. Ah, e quando for agrupar objetos, busque sempre o equilíbrio, pensando em volume, altura e forma. Além disso, é sempre uma boa apostar em móveis multifuncionais, como: sofás-camas, puffs baús, mesas de centro com gavetas e outros similares.

Mesa de centro high | Poltrona Les
Mesa de centro high | Poltrona Les

 

sala pequena poltrona egg
Poltrona Egg

A poltrona está presente em muitas casas e são muito usadas geralmente na sala de TV, fazendo uma linda composição com o sofá. 

Se você gosta relaxar assistindo televisão ou então ler um bom livro em uma posição confortável, então você precisa de uma poltrona. Ela é um móvel confortável e aconchegante, ideal para passar um tempo depois de um dia estressante. Além de representar bem-estar, ela também leva muito charme e beleza ao ambiente, devido ao seu assento acolchoado e macio, além do design diferenciado, capaz de quebrar a monotonia de qualquer ambiente e agradar a todos os gostos com cores, formas e texturas diversas. Uma dica para poltronas em salas pequenas é que ela seja com base giratória para facilitar a mobilidade no ambiente.

 A peça pode ser acrescentada mesmo em salas pequenas, e é também um grande aliado para a recepção da família e amigos em casa.

 

 

Saiba mais sobre os diferentes tipos, tendências e como escolher sua poltrona.

sala pequena sofá cama bulagne
Sofá-cama Bulgane

 

 

  1. Benefícios de um sofá-cama

Não podemos esquecer dos grandes benefícios do sofá-cama para quem gosta de receber visitas, assistir filme ou bater um bom papo na sala de estar.  A combinação dois em um desse móvel, que faz com que ele seja muito prático, principalmente em ambientes de metragens reduzidas.
Atualmente, devido aos sofisticados sistemas de suspensão e do assento estofado, o sofá cama tem impressionado pelo seu conforto, além da sua capacidade de se adaptar muito bem ao cômodo escolhido.

Leia mais sobre sofá cama: O que é, Tipos e Como Comprar (Guia Completo)

 

  1. Prateleiras, nicho e afins

Aproveite o espaço vertical com prateleiras, nichos e afins. Eles podem ser muito úteis para ajudar na decoração de sala pequena e para auxiliar na organização do ambiente. Uma estante com traços retos e alta, pode dar amplitude em seu ambiente.

 

  1. Detalhes que fazem a diferença

sala pequena manta tricotPara a temporada de inverno, uma manta em tricot dá um ar aconchegante e nostálgico para sua sala, acrescentar um charme inusitado no cômodo e pode também proteger seu mobília do desgaste diário.

Acabamentos em estilo rústico, mobiliário simples e decoração com plantas e flores combinam com salas pequenas.

Cores mais fechadas não são proibidas em cômodos com pouco espaço. Muito pelo contrário, quando todos os elementos estão em harmonia, o resultado é maravilhoso.

Outra ideia é separar ambientes integrados de forma inteligente, como por exemplo com uma estante vazada ao invés de uma parede fechada. Assim, todas as áreas recebem iluminação natural e ainda há espaço para a decoração.

 

sala pequena prateleiras
Estante X | LIV Decora – Estante Kalvin | LIV Decora

                

sala pequena mesas
Mesa de centro | Mesa lateral Cone

A mesa de centro também é uma boa pedida para acrescentar ao seu espaço e é um dos móveis mais procurados e queridos na sala de estar. Cheia de funcionalidade, também é bonita e capaz de dar um charme extra para a casa. Dentre todos os tipos de mesas, é uma das mais democráticas e com mais modelos disponíveis, que podem agradar a todos os gostos.
A mesa de centro pode, além de delimitar o ambiente, decorar a sala de acordo com a sua personalidade. Nesse momento, você pode ousar e inovar de acordo com o seu estilo e com o formato da mesa de centro: Com seus livros favoritos ou com as melhores capas, castiçais, velas aromáticas ou vasos com flores. O céu é o limite!

A medida recomendada de espaço para a mesa de centro entre os outros móveis é de 60cm. Assim, você e os seus convidados conseguem transitar com mais liberdade, sem tropeçar ou se apertar.

Além disso, você pode complementar a decoração com a mesa lateral. A mesa lateral alta, por exemplo, é ótima ao lado de sofás com o encosto elevado e também pode ser usada como uma mesinha para café. Já uma mesa lateral de vidro ou espelhada é mais bem aproveitada para apoiar bebidas, visto que desta forma não é necessário o uso de apoio de copos.

 

  1. Use espelhos
sala pequena espelhos
Espelho redondo | Mesa de Centro High

Lembre-se do famoso truque do espelho para ampliar seu ambiente. É infalível pois a técnica “duplica” o espaço e também reflete a iluminação, deixando o cômodo ainda mais claro.

 

  1. Ilumine sua sala!

Um bom projeto de iluminação é fundamental para valorizar a decoração e transmitir a sensação correta em cada ambiente. É preciso pensar no projeto junto com a decoraçã. Isso facilita a execução e ainda aumenta a eficiência, economia e uso adequado dos produtos, além de deixar a sala super aconchegante. É um detalhe que não ocupa muito espaço e que fará toda a diferença no ambiente. Uma sanca no teto ou uma luminária de piso alta, por exemplo, podem levar amplitude e conforto.

As luminárias escolhidas devem compor bem com o estilo da decoração. No site da livdecora.com.br voce encontra varios modelos que produzem diferentes efeitos no ambiente. De acordo com as normas técnicas existe uma iluminância mínima para a sala de estar, especificado na norma NBR 5413 5.3.65, que determina que para o nível de iluminância mínimo, médio e máximo em lux na Luz geral do ambiente, deve ser utilizado 100, 150 e 200 (lux) e para luz local 300, 500 e 700 (lux).

 

Como decorar um LOFT:

Nos lofts americanos, estilo residencial nascido nos anos 50 a partir de armazéns industriais desativados, os espaços são totalmente integrados. A cozinha, deixa de ser cozinha, a sala deixa de ser sala, o dormitório deixa de ser dormitório, o todo se torna um, as atividades deixam de ser tão conservadoras. Por isso, para uma decoração de sala no loft, você deve considerar alguns detalhes importantes:

Pense o espaço como um todo, eliminando a ideia de residência tradicional, na qual se dividia o espaço em cômodos. No loft, sala, quarto e cozinha são uma unidade. É possível ver o apartamento todo de todos os lados.

Para alongar o pé direito prefira as cortinas do piso ao teto.

Assim como nas salas pequenas comuns, utilize um jogo de cores único (neutras e suaves) . Nada de pintar o quarto de uma cor, colocar papel de parede na sala e azulejos na cozinha.

Destaque alguns itens da decoração da sala, usando o toque de cor nos lugares ou peças escolhidas. Como por exemplo uma parede de cor diferenciada, sofá colorido ou quadros na parede.

sala pequena estante xEscolha móveis pequenos e multifuncionais. (Confira algumas opções aqui).

É um desafio decorar ambientes compactos, além de garantir que a livre circulação pelo espaço sem esbarrar numa mesa aqui ou num armário ali, por exemplo. Ou seja, nada de exagerar na quantidade de cadeiras e mesinhas, pois atrapalham a circulação e diminuem a percepção de amplitude do seu loft.

Na divisão do espaço o ideal é utilizar o próprio mobiliário ou objetos para separar os espaços, ou inclua cortinas, biombos, painéis japoneses, estantes, etc. 
Inspire-se com os produtos semelhantes: Estante X | Mesa de centro High | Mesa lateral Eggian | Cadeira Bob.

 

 

 

 

 

 

 

sala pequena cadeira iron

Inspire-se com os produtos semelhantes: Cadeira Iron | Luminária Coluna Brida | Sofa Julia

 

8 Móveis e Peças de decoração que serão o ponto alto da sua sala!

 

sala pequena abajour ferro reveisteiro
Abajur de Ferro com Revisteiro – LIV Decora

O Abajur de Ferro Seul é uma peça exclusiva e muito especial. Além de apresentar um design super moderno, conta com um revisteiro em sua base.

É um item importante para complementar a decoração da sua sala com charme e a iluminação principal do ambiente.

Combina muito com a tendência de decoração industrial e moderna. Também pode ser usado para iluminar uma área específica que, muitas vezes, a iluminação central não consegue alcançar.

O Abajur permite que o ambiente se torne mais tranquilo e relaxante.

 

 

 

sala pequena luminaria coluna
Luminária Coluna Zull

A luminária coluna também fica ótima em espaços com decorações industriais. Tem design e estilo moderno é charmosa e atemporal. É sofisticada e muito charmosa e apresenta um visual elegante para compor espaços.

Opte por uma peça resistente, como a Luminária Coluna  Zull da imagem, sua coluna em metal com haste articulada e base retangular colabora para que a durabilidade do abajur seja incrível. Vale o investimento!

 

 

 

 

sala pequena puff clara

O Puff Clara e outro item para agregar charme e funcionalidade em sua sala!
Ele é perfeito para apoio dos pés e também como um banco auxiliar na hora de receber as visitas.

Seu estofado é produzido em PU (tecido couro ecológico sintético) e sua base em aço carbono pintado, o que confere alta resistência para a peça!

sala pequena puff fomO Puff FOM é uma peça que une arte e design e promete se tornar protagonista da sua sala! Ele é feito à mão por especialistas em técnicas de tricot, possui toque macio devido ao tecido aveludado e espuma interna, se tornando perfeito para ser usado como banco e, claro, como apoio para as pernas.

Além de suas funções básicas, o Puff FOM é uma peça decorativa e irá complementar seu décor com mais estilo e conforto em uma sala de tirar o fôlego!

 

 

 

sala pequena puff golden

Ainda sobre Puffs, o Puff Golden  é uma excelente opção para criar uma sala sofisticada. Sua pele sintética tem toque macio e proporciona um visual único. Possui base em aço carbono e estrutura estofada revestido de pele sintética. Puro charme!

sala pequena estante xO ferro e as linhas retas estão em alta na decoração e vieram pra ficar.

A Estante X  é ideal para compor o living da casa e pode ser ainda mais funcional para divisão da sua sala com os outros ambientes. Essa estante promete leveza, design e funcionalidade. Serve de apoio para inserir o verde das plantas na sua sala, seus livros, souvenirs e itens de decoração no geral. E sem dúvidas uma peça de muitas possibilidades.

 

 

 

 

sala pequena sofa bling

O sofá é um item indispensável para sua sala por isso é necessário investir em uma peça de qualidade. Ele precisa ser confortável, ter um bom tamanho e ainda ser bonito, seguindo o estilo de sua sala e dos outros móveis e objetos decorativos.

O Sofá Bling é aquele sofá que une conforto, funcionalidade, aconchego e design. Tecido de toque aveludado, espuma firme e qualidade são pontos altos do Sofá Bling. É perfeito para salas de estar e livings, adequando muito ao decór do ambiente.

Para quem não quer errar no estilo, o cinza é aposta certeira, pois a cor funciona como um fundo neutro permitindo várias combinações com as demais cores.

sala pequena espelho horusPor último mas não menos importante, uma das peças que pode ser o ponto alto da sua sala é o Espelho Redondo Horus Rose.
Sua base  é feita em aço carbono banhado na cor rosé, com alça em couro soleta preto.

Acabamento perfeito, de alta qualidade.

Além de lindo e super diferente, é um acessório versátil e permite criar uma decoração cheia de estilo e beleza.

Na sua sala ele pode ser usado para valorizar um objeto, reproduzindo a imagem. Também pode ser utilizado como ponto de iluminação, refletindo a luz para onde há falta dela. Que tal?

 

Com todas essas dicas para decorar sua sala pequena e ganhar  mais espaço, você com certeza vai obter um ótimo conforto físico e visual, tornando o seu lar mais convidativo.

Para encontrar seus móveis e decorações com excelentes preços e design, acesse livdecora.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *