Tirar os sapatos para entrar em casa: conheça esse hábito e os motivos para praticá-lo
Você já deve ter ouvido falar que, no Japão, é bastante comum tirar os sapatos para entrar em casa. Esse é um costume passado por milênios e milênios, de gerações em gerações, não é mesmo?
Para alguns, parece apenas uma tradição cultural, mas a verdade é que isso pode trazer muitos benefícios para a sua casa!
Pense da seguinte forma: a sola dos seus sapatos é muito suja, pois carrega consigo toda a sujeira de onde você passou durante o dia. Agora, sejamos sinceros, esse é apenas um dos motivos para tirar os sapatos antes de entrar em casa.
E como nos preocupamos com os nossos clientes, decidimos compartilhar com você como funciona este hábito e porque você deve incorporá-lo em sua rotina!
Eu sei, você pode até ser uma daquelas pessoas que se encolhem com o pensamento de ter que tirar os sapatos na porta, principalmente na casa de outra pessoa.
Depois de ler este artigo, provavelmente você mudará a maneira de pensar. Afinal, você nunca sabe que tipos de germes pulam nos seus pés quando você anda em supermercados, nas ruas, em banheiros públicos, ou então calçadas onde os cães fazem suas necessidades.
Por que tirar os sapatos antes de entrar em casa?
Confira, a seguir, razões para tirar os sapatos antes de entrar em casa!
As solas dos sapatos são mais sujas do que os assentos dos banheiros
Parece mentira, mas não é! De acordo com os estudos de Sexton, um pesquisador assistente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade do Arizona, os acentos sanitários, em geral, possuem mais ou menos 1.000 bactérias.
Por outro lado, as solas de sapatos costumam receber milhões de bactérias! No mesmo sentido, os banheiros públicos possuem, normalmente, mais de 2 milhões de bactérias por metro quadrado.
Pense em quantas delas você leva nos seus sapatos cada vez que você vai ao banheiro durante o seu dia? Sim, parte disso acaba indo direto para a sola do seu sapato.
Fezes estão presentes em quase todos os sapatos
Ok, provavelmente agora você está com nojinho ou estômago embrulhado. Mas não estamos brincando! De acordo com um estudo aprofundado da Universidade do Arizona, as bactérias vivem muito tempo com os sapatos – mais tempo do que na maioria dos outros lugares.
Nesse estudo, os pesquisadores especulam que a razão é porque existe um acúmulo contínuo de novas bactérias que alimenta o crescimento das bactérias existentes.
Os sapatos podem aumentar o risco de câncer
Um estudo da Universidade Baylor, descobriu que as pessoas que vivem perto de estradas de asfalto seladas com alcatrão de carvão têm um risco maior de desenvolver câncer por causa das toxinas.
Enquanto isso, outro estudo realizado pelo Instituto Battelle Memorial descobriu que produtos químicos para tratamento de grama também podem ser absorvidos por seus sapatos.
E, mesmo que você não caminhe na grama, pode carregar toxinas perigosas em áreas próximas a grama.
Outro produto químico que é transferido para as calçadas através da água da chuva e de outras maneiras diferentes que acabam na parte de baixo dos seus sapatos: a gasolina para automóveis.
Há 90% de chance de que o que estiver no seu calçado seja transferido para o chão da sua casa
Muitos testes ao redor do mungo mostraram que bactérias, fungos e outros vírus presentes na parte inferior do calçado não se desgastam quanto mais você anda.
Isso significa que não importa quanto você os utilize, eles continuam ali. Ou melhor, eles podem parar no azulejo, madeira ou então no carpete da sua casa!
Alguns cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que o que estiver na parte de baixo dos seus sapatos vai acabar no seu chão 90% do tempo.
E se você tem carpete na sua casa, então esse número aumenta para 99%.
Ok, você não vai conseguir se livrar eternamente das bactérias. Além disso, elas também nos ajudam a aumentar a imunidade e fortalecer o nosso corpo.
O problema é que a maior parte das bactérias que surgem nos nossos sapatos possuem origem fecal e são extremamente prejudiciais à saúde.
O que você pode fazer para reverter os danos
Aposto que você, assim como a maior parte das pessoas, não tem o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa.
Seus pisos podem estar cheios de germes, bactérias e muitas outras coisas. Mas, não se preocupe! Ainda dá tempo de reverter isso. Nem toda a esperança está perdida.
A primeira coisa que você pode fazer é começar a tirar seus sapatos para entrar em casa. Isso é um hábito difícil de adquirir, então, sugerimos criar um espaço de entrada amigável e confortável, como este:
Que tal colocar um banco ao lado de fora para se sentar tranquilamente e tirar os seus sapatos?
Ou então uma prateleira para guardar os sapatos e mantê-los distantes do seu caminho dentro de casa.
Você também pode, com delicadeza, pedir para seus hóspedes tirarem o sapado. Você pode colocar uma plaquinha, como, por exemplo, “por favor, tire os sapatos antes de entrar”, perto da entrada.
Para “começar do zero”, faça uma boa limpeza nos seus pisos, sejam eles de madeira, azulejo ou carpete. Utilize um bom desinfetante. Assim, você terá um piso mais seguro e limpo, desde que você se lembre de tirar os sapatos antes de entrar em casa todas as vezes.
Cuide do bem-estar da sua casa
Quer saber mais como cuidar da sua casa? Leia também, como melhorar a energia da sua casa.
Quer ficar por dentro de todas as novidades da LIV Decora? Então siga a nossa página no Instagram e assine a nossa newsletter. Receba em primeira mão cada um de nossos artigos, diretamente no seu e-mail.
Veja, a seguir, alguns espaços para tirar os seus sapatos antes de entrar em casa! Aproveite para se inspirar!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário