Capa - Como decorar um loft: guia completo + 30 inspirações!

Como decorar um loft: guia completo + 30 inspirações!

Você sabe o que são Lofts? Se vale ou não morar em um ou então como decorar um loft?

Já que vocês pediram tanto, então preparamos um guia completo com as melhores dicas sobre como decorar um loft, inspirações e um bônus muito especial para o seu novo lar! Quer ficar por dentro do que há de melhor para a sua casa? Então vem com a gente!

Mas o que são Lofts?

Loft é uma palavra em Inglês que significa, originalmente, “andar de cima” ou então “fábrica transformada em alojamento”. Pode até parecer loucura, mas esses significados dizem muito sobre a origem desse estilo de moradia.

Os lofts, na verdade, se referem e se originam lá nos anos 50, quando galpões industriais, celeiros e outros ambientes de armazenagem em Nova York e na França passaram a ser ocupados e transformados em moradias. Como as pessoas ocuparam, inicialmente, esses locais de maneira informal, profissionais liberais como artistas, por exemplo, passaram a revitalizar e decorar o espaço de maneira muito característica.

Esses espaços também foram cenas de filmes como Ghost ou Flashdance e, então, a partir dessa aparição nas telinhas, o estilo de moradia encantou pessoas de diferentes lugares. O resultado disso? Moradias começaram a ser construídas como se fossem antigos galpões. Veja um trechinho do filme, em que aparece o loft da Alex:

Parece que foi ontem que esse filme foi lançado, não é mesmo? Aposto que agora você ficou com vontade de sair dançando pelo seu loft! Mas, calma, você veio aqui descobrir como decorar um loft, lembra?

Características do Loft

Para manter a tradição do loft e não perder a essência da construção, os arquitetos mantiveram algumas características desde então, que estão presentes até hoje. Entre elas, podemos destacar:

  • Estruturas como iluminação e tubulação ficam expostas e passam a fazer parte da decoração.
  • O pé-direito, que é a distância entre o piso e o teto (viu? A #LivDecoraEnsina) mais alto que as construções comuns, característica comum dos galpões e fábricas antigas.
  • Revestimentos mais rústicos como cimento queimado, tijolos ou até mesmo madeira, em alguns casos.
  • Colunas de sustentação aparentes
  • Ausência de forro ou piso
  • Grandes janelas
  • Ambientes com o mínimo de paredes, em espaços integrados e sem muitas divisões – que dá a sensação de liberdade.

Eu moro ou vou morar em um duplex, então ele é um loft? Não! O loft é, também, um estilo de vida e, em geral, tem as características citadas acima. Mas não vai embora não! Aproveite que você está aqui e veja algumas ideias, você também pode se inspirar nelas para fazer a sua própria decoração, ok?

Vantagens (e desvantagens) do Loft.

Precisamos falar a verdade e nem tudo são flores! Se você possui uma família grande, ou então uma criança, um loft pode não ser a melhor opção para você. Isso porque é um espaço que não possui divisória e, portanto, quando mais de uma pessoa mora nesse ambiente (a não ser que seja um casal), você perde muito da sua privacidade.

Por outro lado, para você, que ainda está em dúvida sobre morar ou não em um loft, vou deixar aqui uma lista de vantagens:

  • Você tem mais liberdade para decorar o seu espaço (use e abuse da criatividade);
  • Você ganha um espaço super funcional (ótimo para quem tem uma vida corrida e precisa de praticidade);
  • Sensação de amplitude (proporcionada pela falta de divisórias) e mais conforto;
  • Vista privilegiada, uma vez que, em geral, os lofts possuem janelas enormes;

Curtiu a ideia de morar nesse espaço? Então veja, a seguir, como decorar um loft!

Tipos de Loft

Como não existem fábricas, galpões e muito menos celeiros espalhados por aí, ou melhor, por aqui, os lofts no Brasil são inspirados nos tradicionais lofts franceses ou novaiorquinos. É possível encontrar, portanto, uma série de opções que variam de acordo com estilo, tamanho ou até mesmo estrutura.

Loft pequeno

O loft pequeno é uma realidade no Brasil.  Além disso, ele pode até ser a preferência para quem mora sozinho, passa o dia todo fora de casa e não quer ficar gastando muito tempo com limpeza, mas, ainda assim, não abre mão da sensação de espaço, proporcionado pela falta de paredes.

Ainda que pequeno, um loft pode, sim, ser muito charmoso e estiloso. Veja que lindo esse projeto:

decoração loft pequeno

Exemplo de loft pequeno

Loft com mezanino

O loft com mezanino é o queridinho dos brasileiros. Isso porque, além de aproveitar mais o espaço térreo, você ainda ganha um pouco mais de charme, privacidade e conforto, sem contar a vista que também fica sensacional. Confira:

Decoração de loft pequeno com mezanino

Loft com mezanino

Além disso, você também pode aproveitar o mezanino do seu loft para várias coisas, como nesse projeto abaixo, que foi transformado, também, em um home office:

decoração loft com mezanino

Loft com mezanino

Loft industrial

Pela sua origem, quando pensamos em um loft, automaticamente vem na nossa mente uma decoração mais industrial. Combinando os elementos certos, você pode ter um espaço maravilhoso! Veja como ficou a decoração desse loft:

decoração loft industrial

Decoração loft industrial

A forma como ele compôs os móveis do seu espaço deu um charme todo especial ao loft, sem contar esse conjunto de mesa de jantar que se destacou na decoração. Falando nisso, podemos te ajudar a escolher a mesa e as cadeiras ideias para o seu loft. Quer saber como? Clique aqui.

Loft rústico

Um loft rústico é uma ótima opção também para quem curte a decoração em madeira. Neste caso, trouxemos duas opções:

Decoração loft rústico

Decoração loft rústico

Aqui você pode ver um loft que não tem forro, com uma estrutura de madeira, e que tem todo o seu charme. A combinação entre o preto e a madeira ficam incríveis!

Caso você tenha um pouco de insegurança para usar o preto na decoração, não se preocupe, confira este artigo da Liv Decora e, com certeza, você irá aderir ao “pretinho básico”. E se continuar com dúvidas, não deixe de entrar em contato com a gente, ok?

Nessa segunda opção, temos um loft pequeno – bem pequeno -, mas que soube aproveitar o espaço e conseguiu criar um ambiente super confortável.

Loft rústico pequeno

Loft rústico pequeno

Loft minimalista

Ah, o minimalismo! Cada vez mais em alta, essa é uma tendência que veio para ficar. Através daquele ditado do “menos é mais”, um loft minimalista pode ser funcional, elegante e muito bonito, mas sem abrir mão do básico. Veja a composição desse loft:

Decoração loft minimalista

Decoração loft minimalista

Loft moderno

O loft tem uma característica muito marcada no estilo industrial. É possível, então, ter um loft moderno, mas, ao mesmo tempo, sem perder a essência? Sim, é possível! Veja como essa decoração foi capaz de unir o rústico com a modernidade. Não ficou lindo?

Decoração cimento queimado loft

Decoração loft moderno cimento queimado

Para esse tipo de composição, você pode utilizar o cimento queimado com móveis de cores mais frias. A luminária também pode fazer toda a diferença na sua decoração.

Mãos à obra: como decorar um loft

Agora que você já conheceu a origem do loft, quais são os tipos de espaços e estruturas mais comuns, vamos às dicas especiais que preparamos para que você tenha uma decoração maravilhosa no seu lar. Afinal, você merece um espaço com a sua cara, cheio de estilo e muito confortável. Decorar um loft não é tão simples quanto parece. Entretanto, não se preocupe, pois com essas dicas você vai arrasar! Então vamos lá?

Escolha um estilo

Como o loft, em geral, não possui muitas divisórias, o ideal é você escolher um tipo e um estilo de decoração para compor os ambientes da sua casa.

Isso é importante porque, caso você tenha cada espaço com um um estilo diferente, faltará unidade e coerência na sua decoração. Veja, nesse caso, como tudo ficou muito bem alinhado:

db77282e16b80600535129e21390c8fe

Ambientes integrados

A palavra chave do loft é a integração. Entretanto, muitas vezes, nós temos a necessidade de “dividir” os espaços e ambientes. Isso faz parte da nossa forma de organização. Para isso, a solução é investir na divisão através dos próprios móveis.

Uma das opções, por exemplo, é utilizar a bancada para dividir a cozinha. No loft abaixo, essa divisão foi clara.

Bancada na decoração do loft

Decoração do loft com bancada

Para deixar a decoração do ambiente mais legal e funcional, principalmente para quem recebe amigos em casa, você pode colocar junto à bancada, algumas banquetas, como no exemplo abaixo:

Banqueta na decoração do loft

Banqueta na decoração do loft

Caso você tenha dúvidas sobre como escolher a banqueta ideal, leia este artigo da Liv Decora.

Aproveite cada espaço do seu loft

Os espaços dos lofts, ainda mais no Brasil, tendem a ser um pouco reduzidos. Tendo isso em vista, aproveitar cada espaço do seu loft pode deixar o ambiente com uma decoração ainda mais especial e, também, mais funcional.

Uma das ideias que deixam a decoração do seu loft incrível é investir e utilizar quadros. A decoração fica simplesmente sen-sa-cio-nal! Veja:

como decorar um loft

Loft decorado

Caso você queira dar um ar mais moderno, o que você pode fazer é utilizar um letreiro neon. Confira como deixa o ambiente bacana:

como decorar um loft

Loft com letreiro neon na decoração

Você também pode utilizar o espaço embaixo da escada. Esse espaço, ainda que esquecido, pode ser muito bem utilizado. Veja esse exemplo:

decorar espaço embaixo da escada

Decorar espaço embaixo da escada

Se você quer saber as maravilhas que podem surgir no espaço embaixo da escada, clique aqui. Acredite, ter um espaço embaixo da escada não dá azar, muito pelo contrário, é uma baita “sorte”!

Valorize as paredes

As paredes (e tubulações) são características essenciais em um loft. Por isso, aproveite a oportunidade e use e abuse das paredes do seu loft na decoração. Nesse caso, por exemplo, a parede de tijolo branco ficou incrível!

decoração lof tijolo

Decoração loft tijolo

A poltrona também foi um diferencial e deixou o loft super estiloso. Conheça aqui outras opções de poltronas.

Esse loft de tijolo também é lindo, né? Um sonho morar num espaço assim, super aconchegante, bonito e muito, mas muito, estiloso!

Decoração loft industrial com tijolo

Decoração loft industrial com tijolo

Essa parede de cimento queimado deixa o ambiente muito elegante e até misterioso. Você pode aproveitá-la em uma decoração industrial e combiná-la com uma luminária incrível, como nesse loft abaixo:

loft industrial

Estilo industrial

A iluminação para decorar um loft precisa de uma atenção especial

E por falar em luminária, um loft precisa de um cuidado muito especial com a iluminação. Isso porque, como os fios, em geral, são expostos, você pode utilizá-los como uma oportunidade de decoração e construir um ambiente incrível. Veja como essa luminária fez toda a diferença no ambiente:

Loft rústico industrial

Iluminação aconchegante

Não tem jeito! As luminárias são apaixonantes! E a Liv Decora tem uma mais bonita que a outra! Entretanto, se eu fosse você, eu nem correria para olhar porque depois a gente quer levar todas! Mas, se você, ainda assim, quer conferir as opções. Quem avisa amigo é, hein? Clique aqui.

Loft rústico pequeno estilo industrial

Gostou das nossas dicas? Comenta aqui embaixo caso tenha ficado alguma dúvida! Temos um time de especialistas que poderão ajudar a esclarecer as dúvidas sobre decoração. Não se esqueça, também, de seguir a gente no Instagram. Confira, abaixo outras inspirações que irão ajudá-lo a como decorar um loft.

 

loft alto padrão estilo moderno loft solteiro em tijolos loft madeira alto padrão loft alto padrão 2 andares loft dois andares alto padrão casa alto padrão estilo campo loft alto padrão estilo barracão loft estilo moderno loft industrial alto padrão 3 andares quarto com banheira loft com quarto em vidro loft estilo casa de campo

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito