Nenhum produto no carrinho.

Airbnb é uma sigla em inglês que significa air bed and breakfast. Mas se você pretende ser um Airbnb Superhost, você terá que fazer mais do que isto!

Você possui algum imóvel ou parte dele anunciado no site de hospedagem e não conhece os critérios que podem lhe render o título de Airbnb Superhost?

Airbnb Superhost - receba seus hóspedes

Veja também: Como decorar um apartamento alugado

Basicamente, um Airbnb Superhost supera as expectativas de seus hóspedes. Se este é seu plano, continue lendo este post e descubra como oferecer aos seus hóspedes uma experiência digna de 5 estrelas!

1. Um Airbnb Superhost agiliza o check-in dos seus hóspedes

Um check-in tranquilo é o primeiro passo para se tornar um Airbnb Superhost. Sabendo disto, a própria plataforma tornou o processo mais fácil. Agora, você adiciona as instruções de acesso no seu cadastro e três dias antes do check-in elas são enviadas automaticamente aos seus hóspedes.

Informações sobre melhor meio de transporte para chegar na residência, horário do check-in, códigos de acesso e até mesmo o local do esconderijo da chave podem ser configurados apenas uma vez, facilitando seu trabalho.

Como configurar a ferramenta check-in:

  • Selecione como seus convidados entrarão na sua casa: eles entrarão por conta própria? Haverá alguém para recebê-los?
  • Adicione instruções específicas: como encontrar e entrar na casa?
  • Faça upload de fotos para ajudar a orientar seus hóspedes
  • Adicione legendas às suas fotos para fornecer instruções mais detalhadas e ajudar os clientes a entenderem mais claramente o que a imagem está dizendo.
  • Revise suas instruções: certifique-se que suas instruções são claras e não deixam margem para confusão.

Pronto, agora seu check-in está no piloto automático!

Seja flexível nos horários de check in e check out

Seus hóspedes tem tantas coisas em mente que coordenar os horários de vôos com horários de entrada e saída da sua casa pode ser um incômodo desnecessário. Pense em tornar isto flexível e garanta a satisfação dos seus convidados.

2. Um Airbnb Superhost fornece informações claras sobre sua casa

Seja honesto sobre sua casa

Se você pretende se tornar um Airbnb Superhost a honestidade é fator fundamental. Seu imóvel tem muitas escadas? Nada de esconder isto nas fotos ou nas informações. Se você informa que a cozinha é completa, ela precisa ser completa mesmo. Lembre-se que administrar frustrações é sempre mais complicado do que ser honesto.

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br-rooms-11533218 2

www.airbnb.com.br-rooms-11533218 2

Sua casa possui alguma tecnologia de monitoramento? Deixe isto bem explícito. Recentemente um anfitrião acabou preso na Florida por ter uma câmera escondida no detector de fumaça.

Explique como funcionam seus aparelhos

Você provavelmente está familiarizado com seus aparelhos eletrônicos, mas seus hóspedes podem não conhecê-los. Um Airbnb Superhost fornece informações claras sobre  voltagem dos aparelhos, como ligar e desligar a televisão, a TV a cabo, a Netflix, o ar condicionado e o aquecedor de água, entre outros. A janela da sua casa tem algum jeitinho? Não deixe seus hóspedes no escuro, explique como eles devem fazer.

Certifique-se que sua lista está completa e deixe em uma pasta com outras informações importantes. De preferência ao lado da cama, pois antes de dormir será uma boa hora para conferir as informações.

Cadê a senha do WiFi?

Obviamente, a senha do WiFi é uma informação bastante preciosa para os hóspedes. Para que não seja necessário ficar procurando pela casa, coloque a senha na pasta das informações. Use um porta-retratos e faça um quadrinho com a senha. Se você dispõe de um quadro de recados, coloque lá também.

Airbnb Superhost - senha wifi

almostmakesperfect.com/2016/03/01/printable-wifi-guest-card/

Coloque etiquetas

Hóspedes simplesmente AMAM etiquetas. Etiquetar interruptores de luz, voltagem das tomadas, conteúdo de portas e gavetas, por exemplo é muito simples de ser feito e ao mesmo tempo tão prático para quem usará.

Airbnb Superhost - hóspedes amam etiquetas

Oriente sobre a limpeza e o lixo

Se você tem máquina de lavar louça, deixe instruções claras sobre o modo de funcionamento do aparelho. Especifique o produto e a quantidade a ser usada a cada lavagem. O mesmo vale para máquinas de lavar e secar roupa.

Monte um kit de limpeza com papel toalha, sacos de lixo, detergente de louça, álcool e sprays de limpeza geral. Disponibilizar uma vassoura ou até mesmo um aspirador de pó pode ser uma ótima ideia.

A coleta seletiva é obrigatória na sua região? Deixe anotado os dias e horários em que cada lixo pode ser colocado na rua.

3. Um Airbnb Superhost faz seus hóspedes se sentirem em casa

Forneça carregadores de celular e muitas tomadas

Quem nunca viajou sem o carregador do celular que atire a primeira pedra! Surpreenda seus hóspedes com aqueles cabos que carregam vários modelos de aparelho. É o tipo de coisa que não passa despercebida nos comentários e não custa quase nada.

Além disto, certifique-se que sua casa tenha tomadas ao lado da cama, na cozinha, na sala, no banheiro… Tomadas nunca são demais. E viajantes costumam ter muitas coisas para carregar.

Tenha um rádio relógio bluetooth

Hoje em dia é praticamente impossível um ser humano com idade para viajar não ter um celular. Mas, não custa ter um rádio relógio ou despertador na sua casa. Ele poderá ser muito útil para seus hóspedes saberem o horário local, por exemplo.

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br-rooms-11533218

www.airbnb.com.br-rooms-11533218

Se você optar por um despertador, tenha o cuidado de escolher um modelo silencioso, por favor! Melhor ainda se o seu aparelho é bluetooth e faz as vezes de caixa de som.

Uma caixinha de som bluetooth faz com que seus hóspedes realmente se sintam em casa.

4. Um Airbnb Superhost oferece conforto e aconchego

Todos gostam de chegar numa casa do Airbnb e encontrar tudo limpo, cheiroso e arrumado. Para obter uma boa impressão, preste atenção nos detalhes!

Muitas pessoas procuram aconchego num aluguel do Airbnb

Pesquise quem são os Airbnb Superhost e comprove. Diversos comentários mencionam as palavras “mágico”, “charmoso”, “anfitrião atencioso”. Muitas casa não são luxuosas e sim aconchegantes. São os mimos que trazem este reconhecimento. Confira neste outro post nossas dicas para deixar sua casa muito aconchegante!

Plantas e flores dão vida a casa

Adicionar algo fresco torna qualquer ambiente aconchegante. Suculentas são ótimas opções para dar vida sem muita manutenção. Mas se você quer mesmo impressionar, compre flores de corte e coloque num vaso bonito. Vale quase todo tipo de planta, mas tenha cuidado com espécies venenosas se você hospeda crianças e animais domésticos.

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br-rooms-9700554

www.airbnb.com.br-rooms-9700554

Arrume a cama como num hotel

Pense nas suas próprias experiências de viagem. Uma cama bem arrumada, confortável e limpa e travesseiros em abundância, de tipos diferentes, são imprescindíveis se você pretende ser um Airbnb Superhost.

Dê aos hóspedes uma boa noite de sono com um bom colchão. É uma das primeiras coisas que eles observam e comentam.

Investir em roupas de cama de boa qualidade compensa a longo prazo. Além disto, lençóis que são lavados com frequência desbotam, por isto, escolha os brancos e você terá lençóis novos por muito mais tempo.

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br:rooms:2615058

www.airbnb.com.br:rooms:2615058

Sua roupa de cama ficou com cheiro de guardada? Será necessário lavar! Um truque para receber hóspedes de última hora: coloque os lençóis na secadora com alguns lenços umedecidos por alguns minutos. Sua roupa vai sair cheirosa como recém lavada!

Por fim, deixe lençóis e cobertores extras no armário. Nunca se sabe quando eles serão necessários!

Toalhas de banho e rosto

Em minha última hospedagem no Airbnb, a casa alugada tinha as melhores toalhas que já usei na vida. Elas eram macias, muito felpudas e cheirosas. E em abundância! Havia um jogo completo no banheiro, além é claro, de um outro conjunto no armário. Uma coisa que adorei e que é comum em hotéis é que na bancada do banheiro havia uma cestinha com aquelas toalhas de rosto pequenas, ótimas para secar o rosto. Um mimo dos nossos anfitriões Jack e Greg!

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br-rooms-4187460

www.airbnb.com.br-rooms-4187460

Amenidades

A maioria dos hóspedes leva seus próprios artigos de higiene pessoal, mas é interessante providenciar alguns itens.

Airbnb Superhost - amenidades

Fiz uma lista bem completa que requer baixo investimento e gera alto retorno.

  • Shampoo
  • Condicionador
  • Sabonete
  • Touca de banho
  • Escova de dentes
  • Pasta de dentes
  • Fio dental
  • Enxaguante bucal
  • Absorventes higiênicos
  • Preservativos
  • Lâmina descartável
  • Creme de barbear
  • Secador de cabelo
  • Borrachinhas de cabelo
  • Grampos de cabelo
  • Tônico facial
  • Cotonetes
  • Lixa de unha
  • Tampões de ouvido

Espaço do armário

Deixe espaço no armário para seus hóspedes guardarem suas coisas. E lembre-se de limpar e acrescentar algum perfume suave. Se um armário não for possível, invista em cavaletes para mala. Já é alguma coisa!

Airbnb Superhost - cavalete para mala

E coloque um ferro de passar roupas no armário. Nunca se sabe quando seus hóspedes podem precisar de um, especialmente se a viagem for a trabalho!

Tenha um espelho de corpo inteiro

Muitos comentários positivos sobre os imóveis mencionam espelhos de corpo inteiro. E se os hóspedes apreciam você deve considerar investir num para ser um Airbnb Superhost.

Aliás, espelhos são poderosos objetos de decoração, ajudam a ampliar o espaço e a luz. E se você quer saber como usar os espelhos para transformar seu ambiente, veja aqui mais dicas.

5. Um Airbnb Superhost monta um snack bar

Um Airbnb Superhost deixa itens essenciais de cozinha a disposição de seus hóspedes. E supera suas expectativas com um snack bar 5 estrelas! Tão simples de aplicar e gera o tipo de comentário que você procura.

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br-rooms-13747448 2

www.airbnb.com.br-rooms-13747448 2

Quanto aos itens essenciais de cozinha, separamos em dois grupos:

  • Alimentos: manteiga, azeite, sal, açúcar, adoçante, achocolatado, café, molhos condimentados como maionese e mostarda, temperos como pimenta em grãos…

Airbnb Superhost -utilidades da cozinha

  • Utensílios: pratos, talheres, facas de cozinha, panelas, frigideira, chaleira, talheres para preparação dos alimentos, abridor de vinho, tesoura, coador de massa…

Airbnb Superhost - itens básicos de cozinha louça

Para o snack bar, escolha itens que geralmente tem nos hotéis: chocolate, salgadinhos, barrinhas, frutas secas, uma caixinha com chás, bebidas enlatadas… Pense que estes itens são investimento para alcançar comentários 5 estrelas e podem facilmente compor o valor da sua diária. Além do mais, a grande maioria dos hóspedes acaba não comendo, mas sai com uma ótima impressão.

Ofereça alguma coisa caseira

Asse um bolo, um biscoito ou um pão. Ou compre algo caseiro ou típico da sua região. Os hóspedes simplesmente não esquecem.

Cafeteira de boa qualidade e bonita

Para causar uma excelente impressão nos seus hóspedes, invista em uma cafeteira de boa qualidade e bonita. Não estou me referindo necessariamente as cafeteiras que usam cápsulas. Você pode muito bem ter uma prensa francesa, por exemplo e oferecer um café especial para seus hóspedes. Aproveite o fato de o café brasileiro ser famoso e delicie seus hóspedes!

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br-rooms-9700554 2

www.airbnb.com.br-rooms-9700554 2

6. Um Airbnb Superhost tem toneladas de panfletos de atrações e restaurantes

Saia pela sua região pegando todo tipo de panfletos sobre passeios, atrações e restaurantes que você puder encontrar. Eles são especialmente úteis para hóspedes cansados, famintos e geograficamente confusos.

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br-rooms-1849717

www.airbnb.com.br-rooms-1849717

O mais interessante você verá com o passar do tempo. Muitos hóspedes passarão a deixar seus próprios materiais e sua coleção poderá contar com um guia sobre o Rio de Janeiro em Alemão, por exemplo!

7. Um Airbnb Superhost oferece opções de transporte

Não estou falando em deixar seu carro para seus hóspedes, embora já tenha visto anúncios assim! Mas providenciar cartões de metrô pode ser uma gentileza que o aproximará de ser Airbnb Superhost. Disponibilizar sua bike então, certamente deixará seus hóspedes muito satisfeitos.

Airbnb Superhost - www.airbnb.com.br-rooms-13747448

www.airbnb.com.br-rooms-13747448

Ajuda bastante também você deixar anotado em que site seus hóspedes podem encontrar as informações sobre transporte público na sua cidade.

8. Um Airbnb Superhost se preocupa com a segurança de seus hóspedes

Sempre esperamos que tudo ocorra sem incidentes, mas o seguro morreu de velho! Faça uma lista de contatos de emergência, especialmente úteis para hóspedes estrangeiros. Se possível, inclua o telefone de algum vizinho amigo e, claro, o seu também.

Além disso, tenha um kit de primeiros socorros bem abastecido com vários tipos de curativos, creme antibacteriano, etc e alguns remédios de uso geral. Se você mora numa região com muita incidência de mosquitos, avise seus hóspedes e acrescente um repelente e uma pomada anti-alérgica no seu kit.

Bônus: o que os hóspedes odeiam

Informações mal escritas

Aconselhamos fortemente que você escreva um material para seus hóspedes. Mas gaste um tempo para fazer isto. Pense que seus hóspedes estão, no geral, de férias e não querem perder nem um minuto com explicações desnecessárias ou mal escritas. Se possível, traduza suas informações para o inglês.

Sons estranhos

Uma ocasião alugamos um apartamento em Nova York e no meio da madrugada fomos acordados com um barulho ensurdecedor de ferro. Aquilo não parecia com nada que eu tivesse registro em minhas memórias auditivas. E ao invés de melhorar, com o passar de alguns minutos, piorou. Demorou uma eternidade para parar. No dia seguinte, entramos em contato com nosso anfitrião, que disse ser um barulho normal da calefação. Não sei onde aquilo era normal. Um técnico foi chamado, mas infelizmente o problema não foi consertado e passamos uma semana sendo acordados no meio da noite. Obviamente esta péssima experiência rebaixou muito minha avaliação sobre o imóvel.

Para evitar comentários negativos, preste atenção nos barulhos que sua casa emite. Portas que rangem ou um frigobar excessivamente ruidoso podem acabar com sua reputação.

Drenagem lenta

Tão irritante quando sons desagradáveis são os ralos que drenam lentamente. Seja no banheiro ou na cozinha, certifique-se que seus encanamentos estão em dia.

Vestígios de outros hóspedes

Tenha isto em mente: se houver qualquer vestígio de hóspedes anteriores, seus convidados atuais não irão apreciar. Qualquer fio de cabelo deixado no banheiro é uma queixa válida aos olhos dos seus hóspedes. Então foque sua atenção principalmente em dois cômodos: banheiro e quarto. Eles até podem relevar alguma poeira na sala de estar, mas geralmente são bastante rigorosos com estes cômodos.

Insetos

Para muitos viajantes estrangeiros e habitantes de apartamentos encontrar insetos é quase o fim do mundo. Verifique se de alguma forma você está incentivando a presença deles em sua casa e elimine-a. Definitivamente um comentário sobre uma infestação de baratas na sua casa pode arruinar sua reputação.

Após implementar nossas dicas, escreva contando como seus convidados reagiram ao seus esforços. E você é hóspede do Airbnb, tem alguma coisa para acrescentar na nossa lista?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito

Chave de acesso

Enviamos para o email uma mensagem para seu e-mail contendo um código de segurança, por favor, confira o recebimento dessa mensagem na sua caixa postal e então, copie o código de acesso e cole-o no campo abaixo.