Capa - Casa sustentável: dicas para começar a sua!
Publicado em 15/10/2021 Por Fernanda Correa

Casa sustentável: dicas para começar a sua!

O conceito de casa sustentável tem ganhado força nos últimos tempos. Isso porque a preocupação com a natureza e a preservação do meio ambiente são questões que estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Alinhado às novas tecnologias que estão cada vez mais aprimoradas, esse tipo de moradia tem despertado o interesse dos amantes de design e sustentabilidade. Tá afim de ter uma casa dessas, mas não faz ideia por onde começar? Então esse é o artigo ideal para você!

Aliás, aproveite e siga a LIV Decora no Instagram para ficar ligado em todas as tendências sobre o mundo da decoração. Lá, você confere muitas dicas, inspirações maravilhosas e modernas para a sua casa e ainda estará por dentro dos descontos e novidades de nossa loja.

Qual a definição de casa sustentável?

Este termo, basicamente define uma casa que não causa impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, elas são conhecidas por melhorarem a qualidade de vida dos moradores e ainda serem auto suficientes em relação a geração de energias. 

casa sustentável plantas

Vale lembrar que, para sua casa ser sustentável, ela não necessariamente precisa ser construída do zero. Basta seguir as dicas que separamos para você neste artigo!

Casa ecológica X Casa sustentável

Os dois termos são a mesma coisa, certo? Errado! Apesar de serem conceitos que têm muita relação, eles apresentam algumas diferenças. A casa ecológica tem o foco em reduzir o impacto ambiental antes mesmo de sua construção, enquanto a casa sustentável segue os padrões urbanos, utilizando tecnologias que reduzem o impacto ambiental, antes, durante e depois da conclusão do projeto.

arquitetura e casa ecológica

Um exemplo de construção ecológica é uma casa que tenha sido projetada para aproveitar a luz solar na iluminação e que tenha também aberturas para tirar melhor proveito da ventilação natural, além de ter sido construída com matérias primas locais, como o barro.

Já uma casa antiga, construída em um grande centro urbano, mas que em uma reforma recebeu uma cisterna para aproveitar a água da chuva e um sistema para gerar energia através de placas solares, é considerada como sustentável.

Ou seja: a ecológica precisa considerar, desde seu projeto, os fatores de construção como forma de diminuir o impacto ambiental. Enquanto a sustentável gera um retorno financeiro na conta de água e luz, por conta de sua economia.

Quais recursos ter em minha casa sustentável?

Para que sua casa se encaixe nas características sustentáveis, é preciso utilizar de tecnologias que irão reduzir os impactos negativos na natureza e, de quebra, ainda irão diminuir os gastos das contas no fim do mês. Por isso, dá só uma olhada nos pontos que não podem faltar em seu projeto:

1. Cisternas

Para reutilização da água, esse recurso é uma ótima opção. A cisterna é um reservatório para captar e armazenar água da chuva, que posteriormente poderá ser usada para lavar o quintal ou suas roupas, por exemplo.

Nos dias de hoje, essa tecnologia evoluiu e é possível encontrar modelos compactos para residências sem que seja preciso realizar uma obra ou reforma no imóvel. Além disso, vale mencionar que, com esse recurso, você poderá reduzir sua conta de água em até 50%.

cisterna casa sustentável

Além disso, você pode reutilizar a chamada água cinza, que é aquela não-industrial, originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho.

As cisternas permitem a captação de água da chuva através das próprias calhas, que recolhem o escoamento das telhas e separam a sujeira através de um filtro, eliminando os galhos, folhas e outros resíduos e seguindo para dentro do reservatório. 

Algumas cisternas ainda possuem uma torneira para facilitar a retirada da água que está no interior do recipiente e são ótimas opções para você ter em casa!

2. Energia solar fotovoltaica 

Você pode implementar esse sistema em sua casa sustentável através de painéis solares no telhado, que captam a luz solar e transformam em energia elétrica fotovoltaica.

Essa energia passa por um equipamento chamado inversor, que tem a função de preparar a energia solar para o consumo em sua residência. Depois que essa energia está pronta para o consumo, o quadro de força a distribui para todos os cômodos.

energia fotovoltaica casa sustentavel

Durante o dia, o equipamento produz muito mais energia do que você precisa. Então, esse excesso é enviado para rede pública, onde o relógio de luz faz a medição. Dessa forma, você acumula créditos que serão utilizados para os dias de pouco sol ou chuvosos.

Basicamente, esse sistema busca o equilíbrio entre a produção de energia solar e o seu consumo, deixando tudo mais sustentável!

3. Aquecimento solar

Nas residências, este recurso é utilizado principalmente para reduzir o uso de chuveiros elétricos, economizando até 40% na conta de luz. Entretanto, você também pode utilizá-lo para aquecer piscinas e ambientes, além de, é claro, ser muito sustentável!

Esse sistema é composto basicamente pelas placas solares que ficam no telhado da casa e são feitas de alumínio ou cobre e, para a maior absorção da luz e calor, essas placas são na cor preta.

casa sustentavel aquecedor

O calor retido no metal das placas é transferido para a água que está dentro delas. Então, essa água é levada ao reservatório térmico chamado boiler.

Inclusive, uma dica interessante para você é que cada sistema depende do consumo de água da residência. Depois de analisar o consumo da sua família, você terá ideia do número de coletores e o tamanho do boiler que irá precisar.

4. Telhado Verde

Essa é uma cobertura de plantas e telhado ecológico que traz diversos benefícios, como o melhor aproveitamento da luz solar e mais frescor para o interior de sua casa. Mas atenção, pois essa cobertura verde envolve técnicas de impermeabilização e de plantio que devem ser feitas por um profissional qualificado.

telhado verde casa sustentavel

Outro ponto importante é que nem todas as residências podem receber esse tipo de cobertura, já que tudo isso irá depender da resistência da laje, além da impermeabilização das raízes. Com essas informações checadas, você estará pronto para implementar essa estrutura!

Ah! Vale lembrar que você poderá ter diversos outros benefícios com essa cobertura:

  • Menos gastos: com a captação da água da chuva, você poderá utilizá-la em seu jardim e na limpeza dos ambientes, por exemplo;
  • Temperatura mais agradável: essa estrutura pode diminuir a temperatura interna do ambiente em até 5ºC, além de ajudar na diminuição das ilhas de calor das cidades;
  • Diminui o consumo de água potável: não é preciso dizer muito sobre isso, certo? Quanto mais economizar, melhor para o futuro do nosso planeta;
  • Reduz inundações: em grandes cidades, onde há poucas áreas verdes e o escoamento das chuvas é mais difícil, os telhados verdes funcionam como uma bacia de detenção para diminuir os alagamentos;
  • Mais qualidade de vida: esses telhados podem favorecer o bioma da região, atraindo até mesmo animais locais e deixando o entorno mais bonito e agradável;

casa sustentável com plantas

Pense na iluminação!

Outro fator importante é a iluminação da residência. Pense na iluminação natural com muito cuidado, já que há diferentes formas de possibilitar uma maior entrada de luz solar no local, reduzindo os gastos com energia elétrica e, é claro, tornando sua casa ainda mais sustentável!

Uma dica interessante é usar clarabóias, por exemplo. Elas podem diminuir a necessidade de ligar as luzes durante o dia. Além disso, a iluminação natural transformará seu ambiente em um lugar ideal para o cultivo de plantas e flores, até mesmo na parte interna.

casa sustentável com claraboia

As plantas são fundamentais

O projeto de paisagismo para a sua casa sustentável é tão importante quanto os outros tópicos acima. A residência precisa estar bem envolvida por árvores, flores e plantas, que são indispensáveis para limpar e umidificar o ar.

casa sustentavel paisagismo

Diminua os resíduos

Para que você tenha uma casa sustentável, também é preciso buscar reduzir a geração de resíduos, sendo necessário reduzir o consumo. Isso é possível através de diferentes práticas, como o reaproveitamento de materiais pela reciclagem e a compostagem.

casa sustentavel reciclagem

Ajude o meio ambiente e ainda economize!

Você sabia que, implementando alguma dessas tecnologias sustentáveis em sua casa, você ainda terá descontos no IPTU? Isso mesmo! O IPTU verde é um programa que dá descontos, em diferentes níveis, para contribuintes que adotam práticas sustentáveis em sua propriedade urbana.

Vale salientar que, por se tratar de um tributo municipal, é preciso verificar junto à Secretaria de Meio Ambiente, se sua cidade possui a legislação do IPTU Verde. Além disso, os descontos e as medidas levadas em conta variam de acordo com cada região. 

O passo a passo completo para a sua casa sustentável

Não há muito segredo caso você queira uma residência que seja amiga do meio ambiente. Basta escolher algum dos recursos que citamos nos tópicos para começar a ajudar o planeta.

Escolher por uma casa sustentável te dará uma boa qualidade de vida, afinal de contas, viver em um local sustentável é sinônimo de viver em um ambiente residencial mais saudável e agradável! 

Além disso, esse tipo de lar diminui o consumo de água e ainda geram a economia de energia elétrica através da iluminação vinda de fontes renováveis. Dessa maneira, você gasta menos com contas de energia, gerando um retorno financeiro ainda maior. 

Ah, já que agora você já aprendeu tudo sobre casa sustentável, que tal conhecer o nosso site?! Lá é possível encontrar várias opções de móveis e decoração para todos os ambientes de sua casa!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito