Posted in:

Decoração contemporânea: como levar esse estilo para sua casa?

Quando pensamos em inspirações para decorar nosso lar diversas opções vêm em mente. Moderna, industrial, rústica, clássica…A maioria delas já conhecemos e sabemos apontar quais móveis se encaixam em cada uma. Mas e a decoração contemporânea? Você sabe como aplica-la? Vem com a gente conhecer mais sobre este estilo incrível de decór!

Decorações contemporâneas tem o seguimento moderno como base, com um toque de elementos ousados, irreverentes e artísticos em sua composição. Ela leva tons neutros, movimentos e texturas nos móveis, peças e até paredes.

Espaços integrados compõem melhor casas com estilo contemporâneo, onde luminárias, tapetes e estantes podem delimitar os ambientes, transformando-os em uma galeria de arte. É maravilhoso!

Entendendo o estilo contemporâneo

Podemos dizer que o estilo contemporâneo é uma linha tênue entre o minimalista e o moderno. Isso porque ele apresenta mais composições que o primeiro, mas com um toque pessoal e cultural que nem sempre estão presentes no moderno.

Por volta do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, vimos a arte contemporânea nascer. Nesse período surgiram as primeiras escolas e movimentos que iriam caracterizar o estilo. Elas ajudaram a romper os vestígios da arte moderna, que explica porque os dois estiveram lado a lado ao longo do tempo.

Com esse movimento, apareceu a necessidade da produção de novas peças, técnicas e linguagem com alta expressão artística. Nele, sempre há espaço para o uso da criatividade e personalização. O contemporâneo nasce na repetida busca pelo novo.

Materiais utilizados no contemporâneo

Diferente de outros estilos, o contemporâneo permite a união e a mistura de variadas formas, cores e objetos na decoração. Ele pode estar estampado em um tapete com formas geométricas. Também pode aparecer em uma parede com textura 3D, em abajures e luminárias em ferro. Também deve aparecer em peças e artefatos personalizados, únicos e que chamem  atenção em um espaço.

Por ser um estilo de decoração não definitivo pode ser caracterizado com diversos itens. O importante aqui é sempre manter o ambiente atualizado. O contemporâneo une o que há de novo no mundo com o que já conhecemos.

Os móveis utilizados aqui devem ser simples, mas irreverentes. Podem exibir curvas e sobreposição de linhas, mas acima de tudo precisam ser práticos. A praticidade e a funcionalidade andam sempre de mãos dadas com o contemporâneo, afinal é isso que o ser humano vem buscando cada dia mais. Itens que organizem e facilitem sua vida.

Portanto couro, algodão, malha, mármore, madeira, cromados e acrílico são super bem vindos nesse estilo.  Ele mistura linhas retas, sinuosas e curvas sem “carregar” o decór. Mobílias largas, com superfícies lisas, espaçosas, confortáveis e baixas (o mais próximo do chão o possível) incorporam esse estilo de design.

Vidro, cimento, concreto e metal também devem aparecer nesse estilo de decór com frequência.

A personalização do espaço, junto ao equilíbrio dos tons e harmonia das peças usadas, é o foco principal do contemporâneo.

Paleta de Cores

Muitas vezes uma nova pintura nas paredes pode renovar todo o decór de um ambiente e até da casa inteira. No caso da decoração contemporânea a paleta de cores passa, principalmente, por tons neutros.

Se destacam aqui os tons de cinza, bege e marrom. O preto e o branco são importantes também para a composição contemporânea. Eles vem aliados à aplicação de cores mais fortes como o roxo, amarelo, laranja e até o vermelho.

Papéis de parede em 3D e formas geométricas também fazem sucesso na decoração contemporânea, assim como azulejos e outros revestimentos.

Essas cores não precisam estar estampadas apenas nas paredes. Podem se mostrar nos móveis, peças decorativas, pisos e até no teto. Bacana também sempre buscar a cor do momento, a cor tendência, para aplicar no seu decór. Afinal, o contemporâneo sempre traz uma pegada do atual com o vintage.

Essa paleta de cores pode trazer os tons neutros e os marcantes unidos em estampas, linhas e formas geométricas nas paredes, almofadas, luminárias, enfim… uma infinidade de itens e locais da residência.

Tons de verde, azul, amarelo e vermelho podem ser usados em traços arquitetônicos do ambiente, como mesas e sofás, por exemplo.

Implementando à sua decoração

Está querendo levar o decór contemporâneo para sua casa, mas não sabe por onde começar? Sem problemas, a LIV Decora te ajuda!

Primeiramente, deixe que sua personalidade seja a grande influência do seu lar. Esta é a maneira mais prática de chegar ao contemporâneo. Não tenha medo de utilizar móveis antigos, já presentes no ambiente, ou peças vintage com móveis novos, modernos e minimalistas.

Geralmente o contemporâneo garante uma sensação de conforto e acolhimento graças à mistura de estilos em um mesmo espaço.

Tenha a certeza de que há espaço para que o contemporâneo cresça na sua casa. Nesse estilo a questão “espaço” é primordial. Ele deve estar presente entre as peças e entre os ambientes, valorizando a questão visual e aumentando a sensação de circulação no ambiente. Espelhos ajudam muito nesse momento, dando a impressão de profundidade nos cômodos.

Tapetes são itens incríveis na hora de levar o contemporâneo para dentro de casa. Principalmente os que trazem formas geométricas ou os que valorizam a neutralidade que o contemporâneo precisa para se mostrar presente.

A luz natural também é grande protagonista do contemporâneo. Abuse de clara boias, paredes de vidro, cobogós, janelas grandes. Leve o máximo de transparência para o ambiente de forma clara e moderna. Luminárias e pendentes aramados ou em metal ajudam muito a compor esse espaço. Essa iluminação pode ser pontual, destacando uma peça ou móvel importante no ambiente.

Arandelas e abajures também desempenham um papel importante na hora de iluminar o ambiente contemporâneo.

Invista em peças-chaves para criar sua decoração contemporânea. Podem ser sofás, abajures, banquetas e mesas que imprimam o moderno e artístico no espaço. Não esqueça do quesito conforto. O conforto é extremamente valorizado no estilo contemporâneo de decorar.

contemporâneo

Os detalhes precisam chamar a atenção, garantindo elegância, linhas e formatos que não podem faltar, como no caso dos móveis saarinen, que são a cara do contemporâneo.

Lembre-se, menos é mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *