Capa - 8 dicas e truques para transformar sua decoração
Publicado em maio 1, 2019

8 dicas e truques para transformar sua decoração

O lar deve ser sempre considerado como um refúgio, lugar de descanso e por que não um espaço de diversão com família e amigos, não é mesmo?

Para reunir todas as características que tornam a casa/apartamento/loft ou puxadinho em um lar, é necessário dedicação e bom gosto.

Nem sempre trata-se de uma tarefa fácil, mas existem vários profissionais, dicas e truques que tornarão a experiência mais prazerosa e assertiva.

Trouxemos neste post 8 dicas para transformar seu espaço, com objetos, móveis, iluminação, plantas e claro, espelhos. Você pode implementar um ou vários truques na composição do seu décor.

Caso já conheça tudo de decoração, continue lendo! Este post trará a você várias inspirações de espaços muito bem planejados que podem vir a fazer parte também da sua casa. Vem com a gente!

1. Tapetes na decoração: Descubra as vantagens

O tapete não pode faltar! Ele é muito mais do que um colaborador da decoração. Ele transforma o espaço em um ambiente mais confortável, bonito, aconchegante e também atua como um isolante acústico, inibindo os desagradáveis ecos dentro de casa.

Além de todos esses benefícios, a versatilidade da peça permite que você insira diferentes modelos e estampas pelos cômodos, principalmente nas salas, quartos e banheiros, levando diferentes texturas aos ambientes.

Leia mais sobre Tapetes para sala: como escolher.

Uma ótima dica para organizar seus espaços integrados é usar o tapete como delimitação dos ambientes.

Inserindo-os em cores claras, seu cômodo pode parecer mais amplo e leve. Em formas geométricas ou listras, há a sensação de quebra de monotonia, estimulando um movimento visual incrível, além de ser uma tendência de decór, principalmente em salas de estar.

Para ousar ainda mais, aposte em formatos diferenciados para compor o espaço. Na imagem abaixo, note como o tapete influenciou na delimitação do espaço e na decoração no ambiente.

Existem também vários tipos de materiais: sisal, couro, algodão, bambu, seda, lã, chenille, fibra de coco, nylon, viscose, polipropileno, poliamida e vinil, que irão se encaixar melhor em diferentes ambientes.

Essa gama de opções também servem de alternativas para pessoas alérgicas, que devem evitar por exemplo os modelos de pelo alto. No entanto, é importante lembrar que a limpeza da peça, independente da sua escolha, deve ser constante.

 

Para que seu tapete não destoe da decoração como um todo, você pode combinar o tapete com as almofadas, nos quartos e sala, seja nos padrões ou cores.

A regra geral é: siga as proporções do espaço para então usar e abusar da criatividade ao inserir tapetes em sua casa.

Segundo o portal Donna, para a sala de jantar ou espaços onde existem mesas e cadeiras, o ideal é que quando você arrastar a cadeira para sentar, ainda deixe-a localizada no tapete, ou seja, no mínimo 60 cm além do tamanho da mesa

 

2 – Iluminação na decoração: Uma casa bem iluminada é essencial

Cada cômodo da sua casa tem uma função e necessidade diferente, por isso ter uma iluminação que aguce as sensações e percepções de cada cantinho faz toda a diferença.

A iluminação, assim como o tapete, transforma o ambiente. Uma simples luminária com a lâmpada certa, pode deixar seu espaço mais aconchegante e visualmente mais bonito.

Podemos entender basicamente desta forma:

No quarto a ideia da iluminação é levar relaxamento e aconchego, afinal, trata-se de um espaço de descanso e privacidade. Com isso, opte por lâmpadas amarelas, com intensidade fraca, coloque abajur para dar movimento nas luzes. O abajur, além de funcional, cria um espaço acolhedor.

Na cozinha, a higiene e funcionalidade são essenciais, a iluminação deve ser forte, branca e potente.

Já na sala de jantar a ideia da iluminação é voltada à experiência gastronômica, por isso o ponto focal é a mesa. Posicione um pendente de luz branca acima dela. Assim você e seus convidados poderão ter uma imagem clara e real da refeição. Porém, cuidado com a intensidade e tipo de lâmpada. Ela não pode ser forte e não pode esquentar, opte sempre pelas LED’s.

 

No banheiro, você pode criar um detalhe lindo apenas com a iluminação. Colocar um pendente ao lado pia, ou uma iluminação charmosa atrás do espelho, são dicas que certamente ficarão lindas em qualquer banheiro. O cuidado e relaxamento deve estar presente, principalmente com a ascensão dos banheiros-spa. por isso, não esqueça da intensidade e cor da lâmpada.

Na sala de estar a ideia da iluminação é levar hospitalidade e lazer, por isso a mescla de uma iluminação com luz branca e amarela, são muito bem vindos.

Deixe a luz branca para a área central da sala, no pendente ou spots que irão no teto do espaço. E faça os detalhes do aconchego com a luz amarela, como uma luminária de piso ao lado do sofá ou um pendente acima da mesa lateral. Você pode também dar destaque na iluminação utilizando arandelas, que criam um clima bastante sofisticado.

No home office a ideia da iluminação é estimular o foco. Portanto o ideal é trabalhar com uma luz menos intensa na mesa e spots ao longo do cômodo. Uma luminária de mesa articulada pode ser uma ajuda e tanto no seu dia a dia.

Já na área externa a ideia da iluminação é levar segurança e lazer. A característica da iluminação pode ser alterada de acordo com o objetivo de uso do espaço. Para um lazer mais amplo, é indicado a iluminação branca quente e no caso de optar por usar o espaço como uma varanda gourmet, por exemplo, o ideal é que use a iluminação branca fria.

As lâmpadas LED são mais indicadas tanto pela sua durabilidade, que pode ser até 25x melhor que as lâmpadas incandescentes, ou seja, pode chegar a cerca de 10 anos de uso, e também por sua economia, pois há menos gasto de energia para gerar a mesma iluminação.

Encontra-se hoje várias opções de lâmpadas LED, antes de adquiri-las o ideal é que verifique quais voltagens são compatíveis com a rede elétrica da sua casa.

Há inclusive uma cartilha gratuita desenvolvida pelo INMETRO que orienta em detalhes sobre o uso da lâmpada de LED em casa.

Para auxiliar em uma iluminação mais assertiva você pode contar com arandelas, spots, lâmpadas de filamento, abajur de piso e outros.

Leia também:

Conheça qual é o tipo de iluminação ideal para o seu quarto

Para dar um up no espaço: luminárias de parede

 

3 – Sofás Retráteis são ótimos aliados

O sofá retrátil é uma dica ótima para garantir mais conforto na casa. Quando se trata de curtir um filme ou aproveitar um momento com a família unida na sala, nada melhor que ter espaço suficiente para relaxar. Além disso, ele pode ser uma cama extra para acolher as visitas com bastante hospitalidade.

Truques na Decoração - Sofá

A peça pode se encaixar na sala, quarto de hóspedes ou home office – que pode hora ou outra fazer papel de quarto extra!

Truques na Decoração - sofá

Ao adquirir um sofá retrátil é importante se atentar ao materiais em que a peça é desenvolvida.

Hoje em dia, você encontra diversos tipos e estilos sem precisar sair de casa, na internet você encontra opções incríveis com ótimos preços. Enquanto que em loja física você ficará restrito ao catálogo de uma loja apenas. A dica é explorar o mundo maravilhoso da internet!

Nesse artigo tem dicas de como comprar um sofá pela internet, clique aqui e veja tudo que você deve ficar atento.

Para deixar o ambiente ainda mais convidativo, insira almofadas e puffes!

Leia também: Sofá Cama: O que é, Tipos e Como Comprar (Guia Completo)

 

4 – Espelhos não podem faltar!

Os espelhos são aqueles detalhes que vão muito além de aumentar espaço, eles são unânimes no mundo dos arquitetos e decoradores, deixam o décor muito mais atraente.

Em espaços menores os espelhos ampliam e valorizam os cômodos, em espaços escuros trazem leveza e é importante dizer também que podem ser uma icônica peça de decoração. Basta usar o espelho de forma correta para que ele realmente transforme seu espaço.

Os espelhos podem ser posicionados em diversos pontos, como no hall de entrada, sendo o primeiro contato das pessoas ao entrarem em sua casa, na sala, banheiros e quartos.

Em todos os casos, atente-se ao que o espelho irá refletir. Você pode usá-lo para replicar uma peça decorativa que goste, ou valorizar um móvel, por exemplo, evitando que o reflexo seja direcionado a um ponto aleatório. Para ilustrar, imagine um espelho posicionado na sala que reflete a porta do banheiro, seria muito mais interessante direcionar o olhar para outros cantos da casa.

Leia também: Os principais erros e acertos na hora de usar os espelhos na decoração

Caso queira dar um visual diferente para o seu espaço, você pode optar por formatos como os espelhos redondos, eles são atemporais e cheio de estilo.

Leia também:

Espelhos Redondos: o que são, como usar e dicas

Espelhos: 7 inspirações que vão transformar o seu décor

 

5 – Cores na decoração!

Uma única parede colorida já pode transformar seu ambiente. É um método prático e barato para deixar o espaço de cara nova.

O primeiro passo para escolher a cor de cada espaço da sua casa é definir qual a sensação que deseja transmitir naquele cômodo, qual estilo de vida você leva e também se já dispõe de móveis para inserir no ambiente.

 

Em locais em que se opta por cores marcantes nas paredes, por exemplo, é indicado que opte por móveis mais neutros, que possam harmonizar com o todo, e não brigar entre si.

Caso o intuito seja tornar o espaço e décor atemporal, você pode optar por cores mais neutras, que irão harmonizar de forma mais tranquila com uma troca de móveis, por exemplo. O cinza é uma cor neutra que pode ser aplicado sem erro em qualquer espaço.

Também é importante ressaltar que as cores vão além do gosto pessoal ou conforto aos olhos. As cores interferem diretamente na energia do ambiente. Portanto, a dica aqui é realizar testes de cor para entender melhor sobre o sentimento que o espaço com aquela aplicação está proporcionando.

A marca de tintas Coral, disponibiliza um APP em que você pode simular seu espaço real com a cor que deseja! Veja aqui

Para não tornar o ambiente muito carregado, você pode também pintar apenas uma parede do cômodo  com cores mais vibrantes ou escuras.

Caso você seja sempre aberto a mudanças, você pode acompanhar anualmente a seleção de “cores do ano” da empresa americana Pantone e manter sua casa sempre dentro da tendência mundial no quesito cores e alegria que elas proporcionam!

Truques na Decoração - cores do ano

A cor escolhida para dominar 2019 foi a “Living Coral”,  um tom incrível enérgico que pode fazer parte do seu décor em várias aplicações.

Truques na Decoração - cor do ano 2019 - living coral

Truques na Decoração - cor do ano 2019 - living coral

Truques na Decoração - cor do ano 2019 - living coral

Leia também: Cores para sala: como escolher os melhores tons (Guia Completo)

Casa colorida: acertando em cheio a combinação de cores

 

6 – Puffs: Decorativos e Funcionais

Imagina uma peça que se encaixa perfeitamente em todos os cômodos, assim são os puffs, um verdadeiro coringa do décor.

Entrega muita funcionalidade, além de servir como o tradicional uso de apoio para os pés, ele deixará o espaço com novos assentos para a família e visitas, poderá servir como uma mesa de apoio na sala de estar, poderá ser um lugar a mais na mesa de jantar, e por aí vai a versatilidade de um puff.

No quesito decoração, ele é o truque para completar aquele cantinho vazio que precisa de algo.

A peça é super simples de ser encaixada em outros espaços quando não estão em uso, e podem também compor a decoração com destaque.

Ainda mais interessante é que hoje os puffs são encontrados em diversos formatos, materiais, texturas e cores. Não é necessário permanecer no quadrado e você pode também combinar diferentes modelos em sua sala, quarto, closet ou em qualquer outro lugar que queira inserir a peça.

Leia também: Como incluir puffs na decoração da sua sala  

 

7 – Plantas na decoração: Leve o verde para dentro de casa!

Vemos hoje que nas áreas urbanas o verde das plantas tem voltado com tudo, em sua versão natural, é claro.

A cada dia tem-se mais a necessidade de arborizar as cidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e por que não levar esse movimento para dentro de casa?

Existem várias plantas propícias para o cultivo dentro de casa que dão um visual incrível ao espaço e pode deixá-lo mais tropical e sofisticado.

Para inserir as plantas em sua casa considere os seguintes aspectos:

  • Tamanho do seu espaço: Plantas grandes ou pequenas
  • Você fica bastante em casa ou viaja muito? Escolha espécies que exigem mais ou menos cuidados.
  • Área a ser inserida a planta. Ela pegará sol, chuva? Ou ficará dentro de casa.
  • Cores para harmonizar o espaço.

Uma dica para espaços pequenos, é apostar em vasos e jardins verticais para criar o ambiente ideal.

Entre as peças mais conhecidas e amadas estão as orquídeas,  samambaias, palmeiras, suculentas, espadas de são jorge e cactus.

Você pode inserir uma ou várias espécies em sua casa.

Jardim vertical Duplo – LIV Decora

Uma dica incrível é apostar nas plantas no banheiro, para criar um verdadeiro e relaxante spa. Porém, o ideal é que ele tenha uma boa circulação de ar e boa luminosidade.

Caso disponha de pouco tempo e disposição, não se preocupe, como dito anteriormente, existem plantas que exigem menos cuidados corriqueiros , por isso, não tenha medo de apostar em plantas vivas!

E por que não unir o útil ao agradável? Você pode colocar uma horta dentro de casa, como hortelã, alecrim, pimenta, gengibre, tomilho e etc.

 

8 – Cortinas na decoração: É o acabamento essencial em qualquer ambiente

Se você tem algum ambiente sem cortina, experimente colocar e veja a mudança que ela fará na no espaço.

Elas vão finalizar o acabamento visual da decoração, vão “fechar” o ambiente. É um item essencial para deixar o aconchegando realmente fazer parte da sua casa. Junto com o tapete, forma uma dupla imbatível no quesito conforto visual.

O ideal para inserir a peça de forma impecável é garantir que a cortina passe nas laterais e na parte superior pelo menos 15cm e caso não tenha empecilhos, ela deve ir até o piso, se arrastando um pouco, caso prefira.

Para manter o visual e evitar problemas respiratórios, é importante mantê-las sempre limpas. Quanto ao material, existem várias opções: seda, veludo, algodão, fibra, bambu, microfibra, voil, seda, renda e cambraia.

Caso o ambiente receba muita claridade durante todo o dia, você pode combinar a cortina com um blackout,  garante 100% de isolamento e pode ser controlado quando desejar. A cortina blackout irá proteger seus móveis, levando grande durabilidade para eles.

Lembre-se que o sol pode estragar grosseiramente em curto espaço de tempo os seus móveis!

Temos certeza de que com essas 8 dicas e truques seu espaço terá muitos toques de tendências, sofisticação e personalidade em cada canto.

Sabemos que implementar todos estes detalhes – que fazem toda diferença – pode ser trabalhoso, por isso, sinta-se à vontade para compartilhar este conteúdo com a família e amigos. Uma mãozinha de ajuda é sempre bem vinda e torna a arte de decorar ainda mais prazerosa!

Você pode se inspirar ainda mais e adquirir produtos incríveis com a LIV Decora. Acesse loja.livdecora.com.br.

Siga-nos também no instagram! @livdecora

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito